Cinco dicas para passar mais tempo de qualidade com a família

​Horas extras no trabalho, trânsito, preocupações que você traz para a casa. No meio disso tudo é comum a sensação de que não está aproveitando seu casamento, seus pais ou o crescimento dos filhos. Para combater essa sensação, cada vez mais frequente nas famílias, os psicólogos recomendam investir em “tempo de qualidade” com as pessoas que você ama. Na prática, aproveitar ao máximo os momentos em que você está junto com cada membro da família. Trouxemos algumas ideias de como você pode encontrar esse tempo para estar mais perto das pessoas que mais importam para você.

1. Desligue os celulares

Celulares podem aproximar as pessoas que estão longe. Mas também afastar aquelas que estão perto. Se você quer investir num tempo de qualidade nos momentos em que estiver com a sua família, um bom hábito é o de colocar o celular no silencioso.

2. Tempo exclusivo para cada um

Tempo de qualidade significa também dedicar tempo a cada membro da família, individualmente. Ter conversas e coisas que são só de vocês, como fazer juntos uma coisa que adoram. Aproveite, por exemplo, os momentos de deslocamento no trânsito para conversar com o filho que vai no carro ou no ônibus com você. Antes de se despedir, já sabe, um abraço apertado e um beijo dão confiança e recarregam as energias para mais um dia de atividades.

3. Tenha um compromisso marcado com a família

Escolham um dia e horário da semana para ser o encontro “oficial” da família. Pode ser, por exemplo, o dia da pizza, toda terça-feira à noite. Ou o dia em que vocês assistem juntos um programa de TV. Torne esse compromisso sagrado e inadiável. Se precisar trabalhar, faça isso antes do horário combinado, ou só depois, quando todos já tiverem ido dormir. Vai valer a pena. E as crianças saberão que podem confiar no que combinaram com você.

4. Negocie trabalhar em home office

Consulte essa possibilidade com a empresa, ainda que por alguns dias ao mês. Mesmo que você tenha muito trabalho para fazer nesses dias, poderá sempre ganhar o tempo que estaria usando para se deslocar entre sua casa e a empresa para investir em mais momentos de qualidade com a sua turminha.

5. Crie o hábito de tomar decisões em conjunto

Qual será o novo carro de vocês. Onde passarão as próximas férias. O que farão no final de semana. Os membros da família se sentem unidos e importantes quando participam das decisões da casa. Crie o hábito de compartilhar com todos mesmo as situações e temas mais delicados. Se, por exemplo, um de vocês perdeu o emprego (e a família estiver precisando economizar) é melhor que todos sejam colocados a par do que está acontecendo e possam dar ideias e opinar a respeito. Isso os unirá ainda mais.


Invista nessas ideias. Mais tempo de qualidade com a sua família vai fazer toda a diferença entre vocês.