Cinco atividades para curtir o outono

​Dentro ou fora de casa, no seu bairro ou viajando. Os meses de outono, com clima agradável e charmoso, podem - e devem - ser bem aproveitados pela família. Confira uma lista de cinco atividades para curtir a estação:

1- Atividades ao ar livre
Seja para se divertir com as crianças ou fazer exercícios, a estação favorece o lazer ao ar livre. Com menos chuva e temperaturas amenas, vale organizar piqueniques, passeios de bicicleta, trilhas e atividades de aventura ou ecoturismo. Mas não se esqueça da hidratação (mesmo se não estiver sentindo tanta sede)! Em algumas regiões, o outono também é marcado pela diminuição da umidade do ar, por isso é importante beber água para manter o organismo bem hidratado.

2- Malas prontas para viajar
Estrategicamente posicionado entre as férias escolares de janeiro e de julho, o outono é sinônimo de baixa temporada - e melhores tarifas - em hotéis, companhias de aluguel de carro e aéreas, entre outros. Dentro do Brasil, os meses de abril a junho são ideais para visitar cidades serranas e montanhosas, como Petrópolis (RJ), Monte Verde (MG) e Lages (SC), ou se aventurar pelas chapadas do Centro-Oeste sem encarar chuva. No exterior, o momento é ideal para aproveitar temperaturas mais agradáveis e a florada da primavera no hemisfério Norte.

Membros do Clube Liberty Momentos acessam ainda descontos exclusivos, como nos aluguéis de carros da Movida e Yes Rent a Car e nos pacotes e serviços da Evotur Viagens.

3- Hora da organização
Dentro de casa, pode apostar: está aberta a temporada de arrumação geral! Comece pela limpeza pesada, aproveitando para higienizar itens como sofá, cortinas, tapetes, travesseiros e cobertores, que podem acumular ácaros ou bactérias. Depois, a missão é o guarda-roupa. Além de deixar as peças de frio acessíveis, aproveite para checar se algo precisa de reparo, como o zíper de uma bota ou o bolso do casaco preferido. O momento também é ótimo para desapegar do que não usa mais, especialmente agasalhos, e participar de campanhas de doação.
Leia também: O que você pode aprender com Marie Kondo sobre organização da casa

4- Sabores da estação
O clima ameno deixa o paladar ansioso por comidas e bebidas quentes (e mais calóricas!), já com um gostinho de inverno. Mas, antes do frio chegar de vez, aproveite as frutas típicas da estação, que ficam ainda mais saborosas, nutritivas e, claro, acessíveis, nessa época. Outono é tempo de comer goiaba, maracujá, caqui, figo, abacate, melão e pinha (ou fruta do conde).

5- Paisagem de tirar o fôlego
Não é só a temperatura que muda no outono. A paisagem ganha novas cores, enquanto as folhas trocam o verde por tons de amarelo, laranja e vermelho, até caírem completamente. Praças, parques, bosques e outras áreas arborizadas tornam-se um passeio imperdível para observar a mudança de estação e, claro, tirar belas fotos.