Cinco destinos que contam a história do Brasil

As aulas das crianças já retornaram e todos estão empolgados a temporada de novos conhecimentos.  E a melhor forma de conhecer e entender o Brasil é visitando os locais que fazem parte da sua história. O Blog Momentos traz cinco sugestões de destinos para viagens em família nas próximas férias, feriado ou até mesmo em um passeio de fim de semana que une lazer com aprendizado.

Prepare sua viagem com o Clube Liberty Momentos. Clientes Liberty têm 8% de desconto na hospedagem com Hoteis.com e 10% off no aluguel de malas via Rent a Bag.

SantarémO início do Brasil remonta a bem antes de 1500. Santarém, no Pará, é a cidade mais antiga do país. Apesar de ter sido fundada oficialmente em 1661, ela tem registros de habitação continua, desde o século 9. Assim como a Ilha de Marajó, terra dos povos marajoaras, Santarém também ficou conhecida pela sua cultura pré-colombiana.

SalvadorA primeira capital brasileira oferece diversos passeios que são verdadeiras aulas de história. No Museu do Descobrimento é possível ver uma réplica do barco de Pedro Álvares Cabral. O Pelourinho, Solar do Unhão e o Farol da Barra são joias da arquitetura colonial brasileira.

Ouro PretoPrimeiro município a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto é conhecido por ter sido cenário da Inconfidência Mineira, assim como por abrigar  a igreja São Francisco de Assis, obra de Aleijadinho.

A cidade fica a menos de 15 km de Mariana, outro município que faz parte da Estrada Real de Minas Gerais. Após o desastre do rompimento da barragem em 2015, o turismo é uma das fontes de renda que está ajudando a reconstruir o local. Cliente Liberty tem 15% de desconto no aluguel de carro pela Yes Rent a Car.

Rio de Janeiro

A última capital do Brasil antes da construção de Brasília, a Cidade Maravilhosa tem muita coisa a oferecer além das suas praias. O Paço Imperial, localizado na Praça XV no Centro da cidade, foi a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e, posteriormente, de membros da família imperial. Sediou a aclamação de D. Pedro I, D. Pedro II e a assinatura da Lei Áurea. Hoje, o local é um centro cultural com exposições, teatro e concertos musicais.

A Ilha Fiscal foi palco do último baile do Império, noites antes da Proclamação da República. A ilha, que fica na Baía de Guanabara, é aberta a visitação e conta com um museu.Hoje chamado de Museu da República e com uma obra dedicada a contar a história da república no Brasil, o Palácio do Catete foi sede da Presidência até a transferência para Brasília. Foi nele que Getúlio Vargas cometeu suicídio,  em 1954.

PetrópolisApenas 68 km separam a capital do Rio da chamada Cidade Imperial. Petrópolis é um verdadeiro museu a céu aberto do período do império. Passear pelas ruas e se deparar com palácios e casas de nobres e figuras históricas é uma experiência que todos deveriam ter, além de conhecer o Museu Imperial, antigo Palácio de Verão de Dom Pedro II, e a casa de Santos Dumont.

Vai fazer a viagem histórica pelo Rio de Janeiro? Veja os benefícios e descontos do Clube Liberty Momentos para a cidade, como restaurantes e aluguel de carros para ir da capital até Petrópolis.