Como é participar de uma corrida de rua?

​Quem nunca acompanhou pela TV as emoções de uma prova como a São Silvestre? Se antes participar de uma corrida de rua parecia coisa para atleta, hoje é cada vez mais comum saber de amigos e parentes que participaram de provas assim – e adoraram a experiência. Se você também tem vontade de se desafiar nessa nova modalidade, anime-se! Com orientação profissional e treino, é mais do que possível sentir a emoção de cruzar a linha de chegada.

​Escolha um desafio possível

Se você nunca correu na rua, não invente de começar correndo uma meia-maratona. Existem provas a partir de 2km ou mesmo caminhadas para quem está começando. Um bom desafio é começar com uma prova de 5km e ir aumentando nas próximas.

Treine em um parque

As provas de rua são, em geral, realizadas em vias interditadas para a prova. Se quiser treinar com segurança em um ambiente muito parecido com o da prova, o ideal é procurar um parque com pista de asfalto. Mesmo quem treina na esteira deve experimentar o impacto de correr na rua, que é bem diferente. Se exercitar embaixo do sol e com vento envolve um nível de preparo diferente.

Treine com orientação

Nada impede que você comece a correr e a treinar sozinho para a prova, mas a orientação de um profissional faz toda a diferença. Converse com os instrutores da academia que você frequenta ou contrate uma assessoria esportiva para montar um treino para você.

Curta sua primeira corrida

No dia da corrida, hidrate-se bem e evite alimentos pesados. Dê preferência a pratos de carboidratos simples como massas e pão ou torradas com mel ou geleia. Eles darão energia para você correr sem sentir tanto o cansaço. Além disso, curta o seu dia. As provas de corrida de rua são super animadas. Costumam reunir muita gente com música e um clima incrível de animação. Combine de correr com alguém ou leve a família para esperar (e fotografar) você no final da corrida. A primeira linha de chegada a gente nunca esquece!