Oito itens que você precisa checar no seu carro antes de viajar

​Férias marcadas, hospedagem reservada, roteiros definidos: você pode planejar o quanto quiser, mas só vai estar pronto para viajar tranquilo depois de cuidar do seu meio de transporte. Pegar muitas horas de estrada exige bem mais do seu carro do que o trajeto casa-trabalho do dia a dia, especialmente se ele estiver lotado de passageiros e malas. Por isso, é indispensável fazer a revisão de alguns itens:

1. Pneus

Confira o estado dos pneus, inclusive do estepe – que, muitas vezes, é esquecido – e calibre-os seguindo as orientações de fábrica. O carro cheio exige uma pressão maior na hora da calibragem.

2. Rodas

Verifique se a direção está puxando para um dos lados ou vibrando. Isso pode ser resolvido corrigindo o alinhamento e balanceamento das rodas. 

3. Fluidos

Cheque o nível de fluidos como os da direção hidráulica, do freio, óleo do motor e de transmissão. Se a validade deles estiver se aproximando, pode ser uma boa ideia já adiantar a troca.

4. Sistema elétrico

Não corra o risco de pegar a estrada com uma lanterna ou farol queimados, ou um pisca com defeito. Além de ser considerado uma infração de trânsito, esse também é um grande risco à sua segurança. 

5. Bateria

Muitos motoristas só lembram da bateria quando o carro não pega mais. Evite passar por isso no meio da estrada e revise o estado da sua.

6. Filtros

Um filtro de ar, combustível velho ou com muita sujeira pode deixar você na rua. No mínimo, a falta de cuidados com os filtros vai fazer seu carro gastar bem mais combustível, por isso é bom checá-los antes de viajar.

7. Macaco, triângulo e chave de roda

Você não quer precisar deles, mas é melhor ter a garantia de que estão em bom estado do que deixar para descobrir isso preso no meio da estrada. Confira e reponha o necessário para ter todos os itens de emergência que você pode precisar.

8. Seguro Auto

Antes de embarcar em uma viagem de carro, lembre-se de deixar seu seguro em ordem. Nesse momento, pode ser interessante, inclusive, contratar alguma cobertura adicional que não vem automaticamente com o produto, como a de danos morais a terceiros ou algo que proteja os demais passageiros do veículo, disponíveis em seguros mais completos como os da Liberty.

Siga a risca esse checklist na próxima vez que você for viajar para ficar tranquilo. Assim, depois que você pegar a estrada, a única preocupação que vai sobrar é quem vai ser o DJ do carro.