Os destinos brasileiros para aproveitar com a família no inverno

O inverno traz a oportunidade de viajar e mostrar às crianças locais incríveis cuja magia acontece assim que as temperaturas caem. Veja alguns destinos perfeitos para curtir com a família nessa época do ano, tanto para quem adora o frio quanto para quem prefere curtir o clima com temperatura mais amena.

Gramado - RS

Famosa pela época do Natal, quando a cidade se transforma, Gramado é também um dos lugares mais gostosos do Brasil quando o assunto é curtir o frio, sempre bem acompanhados de um fondue, prato típico suíço, ou dos chocolates caseiros da região. Vizinha da cidade de Canela, mais calma e cheia de belezas naturais, é repleta de atrações para turistas de todas as idades, como o Parque da Ferradura e o Parque Estadual do Caracol.

 

Petrópolis – RJ

Petrópolis era o refúgio de Dom Pedro II durante os meses mais quentes do ano. Mas a cidade é especialmente encantadora no inverno, quando as temperaturas caem muito e todo o clima imperial vem à tona. Uma oportunidade de levar as crianças para conhecer o Museu Imperial, que consegue reviver na imaginação a época em que o Brasil tinha reis, princesas e rainhas. Como também um lugar para falar de ciência, com a visita à curiosa (e engenhosa) casa onde vivia o inventor do avião, Santos Dumont.

 

São Joaquim – SC

Quem disse que no Brasil não neva é porque não conhece a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina. Estando ao sul e mais alta do que outras cidades, é uma das poucas localidades no país onde é comum encontrar temperaturas negativas nos meses de inverno. Mas a torcida mesmo é para ver a neve que cai, de quando em vez, por lá. Diversão garantida para crianças de todas as idades.

 

Guaramiranga – CE

Nem todo mundo sabe mas, em pleno Ceará, existe uma cidade de clima ameno onde um festival de jazz e blues acontece a pleno vapor. Localizada sobre o Maciço do Baturé (um local alto, que explica as temperaturas mais baixas), a cidade tem pousadas e estrutura turística para aproveitar um clima de montanha em pleno Nordeste.

 

Campos do Jordão - SP

No alto da Serra da Mantiqueira fica um dos destinos mais interessantes e badalados do inverno. Campos do Jordão combina o clima frio com um intenso comércio e uma vida cultural agitada nos meses mais frios do ano. O Festival de Inverno de Campos de Jordão, com apresentações de música clássica durante todo o mês, é uma ótima pedida, com atrações para toda a família. O destino mais próximo de São Paulo para quem quer se sentir um pouco na Europa.