Seis esportes que ajudam no desenvolvimento infantil

​A prática esportiva traz inúmeros benefícios para a mente e para o corpo. E para crianças, as vantagens vão muito além: inserir exercícios físicos na rotina dos pequenos é ótimo não só para que tenham hábitos mais saudáveis, mas também para que possam desenvolver competências emocionais e cognitivas que são essenciais para a vida adulta. Confira algumas dessas modalidades e suas principais lições:

Futebol - Exercitando o espírito da cooperação

O esporte mais famoso do mundo é também o mais procurado por pais quando o assunto é colocar a criançada para se exercitar. Ele aumenta a oxigenação muscular e a capacidade cardiovascular e potencializa a coordenação motora. No aspecto social, a criança aprende com a coletividade, se vendo como parte de uma engrenagem, e descobrindo que o sucesso é um trabalho em conjunto. Ele não pode dar mais de um toque na bola e precisa muito do colega para que a jogada prossiga. É assim que os pequenos constroem o senso de coletividade. E neste universo também passam por situações em que irão lhe ensinar a respeitar o próximo, a ceder e a ganhar e a perder, dentro ou fora do campo.

 

Natação - Entendendo a importância de ter objetivos

Ouvir os professores, seguir instruções e autorregular o comportamento são algumas habilidades que as crianças aprendem na natação. E é também um esporte que ensina desde cedo a traçar planos para conquistar o que se quer.  E isso envolve disciplina e atenção. Para os mais velhos, a lição é mais ampla: é uma ótima forma de assimilar que o seu sucesso não depende da derrota do outro, mas do seu próprio esforço.

 

Judô - Sendo mais organizado

Organização e disciplina: duas características importantes da filosofia do judô. Com ele, as crianças também aprendem a importância de aprender a ouvir. Quando a "cobrança" de cuidar melhor do seu uniforme ou de arrumar a mochila vem do "tio do judô", por exemplo, tudo se torna um incentivo. E isso vai se refletir no relacionamento em casa, com certeza. O desafio de conciliar os horários dos deveres escolares com os treinos também é importante para desenvolver o senso de organização de tempo. O resultado a longo prazo é a formação de um cidadão mais autônomo e autossuficiente. Vale o esforço!

 

Atletismo - Aprendendo o que é resiliência

Com o atletismo, as crianças desenvolvem qualidades básicas como força, velocidade, resistência, flexibilidade e agilidade, mas é a vitória a primeira coisa que vem à mente quando a gente pensa na linha de chegada, não é mesmo? E quando a situação é de derrota? Entre muitos ensinamentos, o atletismo traz essa importante lição aos pequenos, pois é um esporte que pode unir um número grande de competidores com objetivo individual: ser o mais rápido. E nem sempre isso acontece. Ganhar e perder faz parte da vida e saber reconhecer isso faz a criança evoluir em outras áreas e seguir em frente. 

 

Vôlei e basquete: valorizando as (pequenas) conquistas

O placar final não é tudo. Mais importante que ganhar é reconhecer o seu crescimento, a conquista de alguma superação. No vôlei ou basquete, cada jogada pode virar - ou não - uma cesta ou ponto. Por isso, as crianças que praticam essas modalidades entendem com mais facilidade as vitórias e derrotas que a vida impõe no dia a dia.  Os atletas mirins acabam aprendendo na prática a valorizar pequenos avanços, mesmo que percam uma competição. Cabe aos adultos que os rodeiam darem uma forcinha aos pequenos, valorizando cada conquista com a mesma intensidade.

As crianças pequenas ainda não têm total controle dos seus corpos para fazer algo que exija uma maior coordenação motora e o tempo destinado à rotina de exercícios deve ser leve. Já os mais velhos estão na fase ideal para praticar esportes em grupo.  O mais importante: respeitar o perfil de cada criança e seu grau de desenvolvimento irá ajudar os pequenos a ter uma relação saudável com a rotina esportiva - primeiro passo para adultos de bem com a vida, que valorizam uma vida mais saudável.

Seu pequeno atleta vai começar um esporte novo? Aproveite o desconto de 15% na Centauro do Clube Liberty Momentos.