Viajar com crianças: o destino ideal para cada idade

​Tem gente que está sempre sonhando com a próxima viagem. E ter filhos é só mais um motivo para seguir sonhando. Viajar é uma ótima forma de estimular o aprendizado das crianças nas férias, e uma oportunidade de colocá-las em contato com culturas e rotinas diferentes. Para que o passeio seja tranquilo para os pais e que só traga lembranças boas para as crianças, a escolha de um destino que agrade a todos é ideal. E ela varia conforme a idade. A gente explica:

Antes de 1 ano

Não é impossível viajar com uma criança de menos de um ano. Só dá um pouco mais de trabalho, com a necessidade de planejar horas de sono entre um passeio e outro, e de planejar as papinhas, para os bebês que já estão sendo introduzidos a alimentos. O ideal é começar a partir dos 6 meses - os médicos recomendam evitar viagens, especialmente de avião, antes dos 3. Se vai ser sua primeira experiência viajando com um bebê, escolha um destino que fique a poucas horas de distância de casa, e comece com um passeio de fim de semana ou feriado. Assim, se ficar muito cansativo, ou ocorrer um imprevisto - como uma dor de ouvido ou cólica inesperada, fica mais fácil voltar para o conforto de casa. Escolher um hotel em uma cidade turística que você consiga visitar de carro pode ser uma boa saída para os pais descansarem sem deixar de ficar de olho nos pequenos.
Aproveite os descontos que o Clube Liberty Momentos oferece em aluguel de carros para viajar com mais tranquilidade.

De 1 a 3 anos

Não é a toa que os 2 e 3 anos são conhecidos como “a adolescência dos bebês”. A energia e a impaciência nessa fase estão em alta, e as crianças começam a ensaiar a autonomia para tomar suas próprias decisões. E por isso mesmo é uma ótima fase para uma viagem, que traz várias situações em que os pequenos poderão exercer o que estão aprendendo, como escolher a própria comida ou explorar um lugar novo. O segredo para uma viagem sem estresse nessa fase é escolher destinos e passeios que despertem a curiosidade dos filhos: zoológicos, parques de diversão. Uma ideia que não falha é viajar para um resort com uma estrutura de atividades de recreação, como o Rio Quente, em Caldas Novas, que fica ao lado do Hot Park, um dos principais parques aquáticos do Brasil. Clientes Liberty Seguros têm até 35% OFF no resort e 40% no parque.

De 3 a 6 anos

Esta idade é de muito aprendizado e curiosidade, e diferente dos primeiros anos, as crianças têm um pouco mais de paciência - e por isso mesmo, viajar é uma ótima oportunidade para exercer a tolerância delas. Chegamos também na fase da alfabetização: imagine que legal dar a oportunidade do seu filho treinar a leitura em um museu em outra cidade? Aposte, sim, em passeios culturais e em conhecer novas cidades, e experimentar novas comidas. Porém,  nem todo programa vai agradar os pequenos: buscar museus interativos, por exemplo, e intercalar passeios mais divertidos com os que os adultos querem fazer é a solução. Lembre-se de levar distrações para quando o passeio cansar.

Resorts e praias seguem sendo opções infalíveis, mas quanto mais cedo você acostumar as crianças com uma rotina de viagem, mais fácil será para elas desenvolverem o gosto pelos passeios em família. Que tal explorar destinos com muitas opções de entretenimento? No Brasil, Gramado, cidade do Natal e dos chocolates faz sucesso. E para uma viagem maior, você pode começar a considerar destinos como a Disney. Clientes da Liberty tem desconto de 20% na Mundo dos Vistos.

De 7 a 12 anos

Uma fase ótima para viajar. Às vésperas da pré-adolescência, a independência das crianças está maior, e por isso, qualquer experiência simples como escolher um souvenir na loja e pagá-lo sozinho já pode virar inesquecível e ficar na memória dos seus filhos. As vontades das crianças estão mais fortes também, então procure incluí-las nas decisões: o que comer? Qual desses passeios vamos fazer? Assim, a viagem fica legal para todos. O pique também está maior para viagens grandes. Você sempre sonhou em descer a costa da Califórnia? Ou em visitar a França? Leve as crianças junto organizando um plano de viagem que inclua passeios que vão aguçar a curiosidade das crianças - Los Angeles, por exemplo, tem a Universal Studios e o California Science Center, onde elas podem tocar em uma nave espacial de verdade.

A partir dos 12 anos

Da fase da pré adolescência em diante, as crianças estão mais participativas. É também uma fase difícil de muito desenvolvimento, e planejar uma viagem em família pode ser uma oportunidade para se aproximar dos filhos e encontrar interesses em comum. Nessa idade, as crianças já querem ser tratadas como adultos: deixe explorá-los ao máximo essa independência durante a viagem. Eles já podem passear na loja enquanto você espera do lado de fora, por exemplo. Viajar com irmãos ou primos de idades próximas pode tornar a viagem ainda mais especial para eles, e mais tranquila para você.

Se esse é o momento da independência, inclua a família inteira para escolher o destino. Seus filhos gostam de Harry Potter? Sonham em conhecer alguma cidade? São fãs de basquete? Leve isso em consideração.

Viajar em família tem seus desafios, mas com planejamento e preparo, qualquer passeio fica inesquecível! Aproveite os descontos do Clube Liberty Momentos para reservar hotéis e passagens e comprar itens necessários como malas, e boa viagem!