Cinco dicas para viver uma vida mais equilibrada

Um prazo apertado no trabalho, o acúmulo de tarefas em casa, um filho doente. Às vezes, tudo isso ao mesmo tempo, testando sua paciência e resistência. A verdade é que ansiedade e estresse são presenças constantes na nossa vida. E existem horas que simplesmente não sabemos como lidar com eles. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para ter uma vida mais equilibrada e se sentir melhor, mesmo em meio aos furacões. Veja essas dicas que o Tem Valor preparou para você.

​1. Procure ter foco e resolver uma coisa de cada vez

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é um dos maiores causadores de estresse e ansiedade que existem. Se você tem várias tarefas a realizar, a melhor coisa é listá-las e ter foco para resolver uma coisa de cada vez. Se está com muitas preocupações na cabeça, escreva-as num papel. Funciona como um acordo com você mesmo: nesse momento, vou realizar minha tarefa. Quando terminar, voltarei a elas.

 

2. Tenha horários livres na agenda

Procure ter, ao longo do dia, horários de "recreio", que não devem ser usados para resolver coisas. Eles servem para aliviar a cabeça das preocupações e tornar você mais capaz e criativo na hora de resolver problemas. Navegue, sem culpa, com o celular e veja aquele vídeo que mandaram mais cedo. Pode não parecer mas essa pausa irá te ajudar a ser mais produtivo.

 

3. Pense que o estresse também pode ser positivo

Viver estressado não é bom. Mas a capacidade de reagir com velocidade a uma situação, é uma das características que mantém os humanos vivos desde os tempos das cavernas. Pare e pense quantas soluções criativas você já encontrou simplesmente porque não tinha outra alternativa? Abrace as situações de estresse e veja as coisas como um desafio. Mudar o mindset, ou seja, a forma como você vê uma determinada situação, muda tudo.

 

4. Use aplicativos anti-estresse

Sabe aquelas horas em que você simplesmente trava? Ou que sente que precisa de ajuda para não surtar de vez? Elas são tão comuns que já existem diversos aplicativos para celular feitos para lidar com esses momentos. Um deles é o Querida Ansiedade que reúne vídeos para ajudar você a lidar com momentos de crise. Outro é o Be Okay, com técnicas calmantes que combatem as crises de pânico. E há ainda os de meditação como o 5 Minutos, eu medito que auxiliam você a fazer uma pausa de, pelo menos, 5 minutos para recomeçar melhor. Ou o Spiritual Me, onde você diz como está se sentindo e recebe orientações específicas sobre o seu estado de espírito.

 

5. Aceite que você não pode controlar tudo

Perder a paciência com coisas que estão além do seu controle não adianta nada. Um vôo atrasado, o trânsito que não anda ou a internet que não funciona são coisas que estão além do seu controle. Se, ainda assim, você se estressa, faça o exercício de escrever dois círculos: em um deles, coloque coisas que você pode fazer e resolver. No outro, as coisas que estão fora do seu alcance. Esqueça tudo o que estiver no segundo círculo e se dedique ao primeiro. Tudo fluirá melhor, você vai ver.

 

Pequenas coisas podem fazer toda a diferença para trazer uma vida com mais bem-estar e tranquilidade para você. Isso tem muito valor!