Divida responsabilidades
Algumas coisas no começo da vida de uma criança só podem ser feitas pela mãe, como amamentar, por exemplo. Mas muitas mulheres acabam tomando para si várias tarefas que podem ser feitas também por outras pessoas, seja o pai, o irmão mais velho ou a avó. Pense no provérbio africano que diz que “é preciso de uma aldeia para criar uma criança” e organize sua aldeia. A mesma coisa vale para a divisão de tarefas em casa: todo mundo está participando como deveria dela?
Crie e respeite uma rotina
Seguir uma rotina, mantendo horários para acordar, comer, tomar banho, etc. ajuda a não perder tempo tentando convencer os pequenos de que devem fazer aquilo. As tarefas são realizadas quando devem ser feitas e, no final, sobra mais tempo para todo mundo. Ter um calendário de atividades regulares – como datas de pagamentos de contas ou visitas ao pediatra – também te ajuda a não se perder.
Retome seus antigos projetos
É natural que, para dar conta da maternidade, muitas mães adiem planos e projetos. Mas é importante não desistir deles. Procure, mesmo que aos poucos, voltar a fazer as coisas que são importantes para você. Um pouquinho de liberdade e autonomia vão te dar novo ânimo para enfrentar as tarefas de todo dia.
Não se isole
Vida social é uma necessidade psicológica para qualquer ser humano. Procure criar compromissos com amigos sempre que possível. Dividir lágrimas e risadas faz um bem danado. E cria laços – e redes de apoio – que serão importantes para toda a vida.
Reservar momentos para cuidar de si mesma vai ser bom para você e para toda a sua família. Se ainda não tem esse hábito, siga nossas dicas para mudar sua rotina.