Como usar a tecnologia a favor das crianças

​Pular corda, jogar bola, brincar de esconde-esconde... Aos poucos, essas e outras brincadeiras infantis estão perdendo espaço para os tablets, smartphones e notebooks. E ainda que tecnologia em excesso seja algo negativo (até para adultos!), também é possível utilizá-la como uma aliada capaz de estimular o aprendizado de crianças e adolescentes. Quer saber como? O Blog Momentos traz quatro maneiras para você extrair o melhor da tecnologia junto com seus filhos.

Leia

Os livros digitais infantis são, em sua grande maioria, obras multissensoriais que apresentam texto, imagem, vídeos e sons que permitem uma maior interação dos pequenos com a história. Esses formatos estimulam a memória e a capacidade de criatividade e imaginação das crianças. Além de sustentáveis, muitas obras são gratuitas (ou mais baratas que a versão impressa) e podem ser encontrada em sites e aplicativos, como o Leia para uma criança e o Storymax.

 

Brinque

Existem diversos jogos e plataformas interativas com conteúdos que incentivam o desenvolvimento cognitivo, o trabalho em equipe e a consciência das crianças sobre o mundo por meio de brincadeiras e de uma maneira leve e divertida. Crie histórias no Inventeca, monte uma banda no Ritmos e Ursos e conheça os aplicativos PlayKids e Discovery Kids Play. Além disso, você também pode utilizar a internet para pesquisar por brincadeiras e atividades de DIY (como artesanato, decoração, pintura, slime) para fazer em família e se conectarem no mundo offline!

 

Conheça o mundo

Que tal separar uma tarde para visitar o Projeto Tamar, em Fernando de Noronha, a Torre Eiffel, em Paris e o Coliseu, na Itália? Sim, é possível! Você só precisa acessar o Google Arts & Culture e fazer um tour virtual em museus e pontos turísticos de diversos países. Aproveite essa ferramenta para falar sobre história e cultura, e assim despertar o espírito viajante nas crianças.

 

Amplie o repertório cultural

YouTube, Netflix e Spotify também podem ser usados na construção da bagagem cultural dos seus filhos. Graças à internet, podemos encontrar uma infinidade de filmes, músicas e programas de TV disponíveis online que possibilitam que os pequenos experimentem e valorizem tradições, manifestações, trocas e colaborações culturais diversas. Por que não mostrar a eles quais são os clássicos do cinema e da música que você mais gosta?

 

Viu como a internet oferece um mundo de possibilidades? O segredo é estar junto do seu filho para que ele tenha contato apenas com conteúdos apropriados para a idade dele. E, se você está preocupado com as muitas horas de tela dos pequenos, que tal aproveitar a tecnologia para estimular os filhos para sair de casa: você pode planejar um passeio especial com as crianças explorando vídeos e sites do lugar na internet, e ainda utilizar os descontos do Clube Liberty Momentos para aproveitar o que realmente importa!