Dicas para facilitar a compra de material

Depois das férias vêm a volta às aulas e, claro, a lista de material. Mesmo já considerado no orçamento de algumas famílias, esse custo não é baixo e tem sabor de gasto extra. Por isso, benefícios e descontos são sempre bem-vindos. Confira quatro passos simples para economizar na compra de material escolar:

1 - Reutilize

O início do ano letivo não significa que tudo precisa ser comprado de novo. A primeira dica é passar o pente fino na lista de material escolar e avaliar quais itens do ano anterior podem continuar em uso - do apontador ao uniforme. Livros didáticos ou paradidáticos, de leitura obrigatória, costumam pesar no orçamento, e buscar seminovos com alunos mais velhos ou em sebos, feiras de livro e pela internet ajuda a reduzir os gastos com o material. Nesses casos, fique atento à edição do livro, que precisa corresponder à solicitada pela escola.

 

2 - Pesquise

Com a versão final da lista de compras nas mãos, sem os itens que serão reaproveitados, começa a pesquisa de preços e condições de pagamento. Os preços costumam flutuar bastante de uma loja para outra, por isso, consultar algumas lojas físicas de sua cidade e e-commerces já é suficiente para economizar. Lembre-se: membros do Clube Liberty Momentos têm até 25% off no site do Extra.

Outra alternativa é checar os preços no atacado, sempre mais atraentes. Reúna um grupo de pais de alunos para comprar material básico, como lápis, caneta, cola e borracha, em grande quantidade.

 

3 - Solte a criatividade

Os pais já estão cansados de saber: produtos com personagem são sempre os preferidos - e também mais caros. Aí entra a conversa e negociação para comprar alguns produtos escolhidos pelos filhos, mas não a lista toda. Para ajudar nesse equilíbrio, é possível customizar capas de cadernos e agendas escolares usando tecidos, papel colorido, adesivos e fotos ou imagens. Para crianças, é uma atividade lúdica e estimulante. Para adolescentes, mais uma forma de expressarem a personalidade.

 

4 - Saiba em que investir

Economizar também significa entender os casos em que peças mais caras valem a pena, pela qualidade e conforto. É o caso, principalmente, das mochilas e tênis. Alças largas, ajustáveis e acolchoadas, divisórias internas para distribuir o peso, solado macio e adequado para praticar esportes são essenciais. Recorra à marcas de confiança e avaliações sobre os itens, e, a partir daí, busque por descontos. Quem faz parte do Clube Liberty Momentos acessa a seleção especial de produtos da Centauro com 15% off