Festas de final de ano chegando: dicas para começar a se organizar

​A correria do final de ano já é uma tradição na vida do brasileiro. Se, por um lado, a busca por presentes e a organização das festas acaba sendo um prazer, deixar tudo para última hora é garantia de estresse e desperdício de dinheiro. Que tal fazer diferente esse ano? Veja essas dicas para se organizar e aproveitar as festas sem dor de cabeça.

Planeje os gastos

Estabeleça um limite de orçamento para as festas de final de ano e faça as contas antes de começar suas compras. Janeiro é um mês que concentra dívidas: considere isso no seu orçamento para não se apertar. Nada como começar o ano com a sensação de que as contas estão sob controle.

Reserve a data da festa

Se a festa vai ser na sua casa é bom já a reservar a data antes que seus convidados assumam outros compromissos. O final de ano é cheio de eventos e quem se antecipa acaba conseguindo reunir mais gente.

Pense já no cardápio

Você também já pode pensar no cardápio da festa e ir comprando os itens não perecíveis ou que podem ser congelados. Ter os ingredientes em mente ajuda a ficar de olho em promoções até a data.

Faça uma lista de presentes

Comece desde já a lista de pessoas que você quer presentear e vá anotando ao lado ideias do que pode dar a elas. Lembre-se também de ter algumas lembrancinhas guardadas para o caso de aparecer alguém inesperado.

Aproveite o Black Friday

Para aqueles presentes que custam um pouco mais, vale aproveitar o Black Friday, a promoção que acontece na última sexta-feira de novembro. Antes da data, fique de olho nos preços. Sabendo exatamente o que você quer e quanto está custando dá para saber se a promoção está valendo a pena.

Cyber Monday: sua segunda chance

Não conseguiu o produto que queria? Aguarde a Cyber Monday que acontece na segunda-feira seguinte. É quando as lojas costumam queimar os estoques feitos para a promoção. É uma nova chance de comprar o que você quer, por um preço especial.