Aprenda a usar o estresse no trabalho a seu favor

​O estresse é um mal que afeta muita gente. Se você faz parte desse grupo, está na hora de mudar: pesquisas recentes mostram que é possível reverter os efeitos negativos do estresse. O estresse pode até mesmo se tornar um sentimento positivo.

​Separamos algumas dicas para você aprender a lidar com esse mal que afeta 90% da população mundial de uma maneira mais saudável e positiva:

Encare o estresse com outros olhos

Se você deixar o nervosismo de ter que lidar com prazos curtos ou problemas inesperados afetarem o seu estado de espírito, vai acabar levando mais tempo para resolver as coisas e só vai sofrer com isso. Quem nunca ficou com dor de cabeça depois de um dia atribulado, ou deixou um problema do trabalho tirar o apetite? Por isso, antes de tudo, respire fundo e concentre-se em encarar o estresse daquela tarefa importante que você precisa resolver hoje como um desafio, e não uma ameaça.

Entenda que você não tem controle sobre tudo

Muitas vezes, a resolução de problemas depende de outras pessoas ou empresas. O site saiu do ar, a internet caiu, o avião atrasou: sofrer com esse tipo de problema não vai fazer com que ele seja resolvido mais rápido, e só vai fazer mal para você, e para quem trabalha com você. Afinal, se um sorriso contagia quem está ao seu redor, mau humor, reclamações e cara fechada também.

Busque amparo nas pessoas que estão ao seu redor

Quando você fica vivendo seus problemas sozinho, eles só tendem a parecer maiores e mais graves. Por isso, discutir sobre eles ou simplesmente conversar sobre qualquer outra coisa com outras pessoas pode ajudar a encarar as coisas com um olhar mais positivo.

Teste seus limites

Para que os momentos em que os problemas aparecem não sejam tão estressantes, treinar a sua maneira de lidar com o estresse pode ser uma boa ideia. Para isso, pense em situações que trazem angústia e procure simulá-las de alguma forma para melhorar seu comportamento quando elas acontecerem de verdade. Se falar em apresentações ou palestras é uma situação estressante para você, por exemplo, que tal buscar um curso de teatro ou de oratória?


No final das contas, lidar com o estresse é uma questão de paciência, autocontrole, equilíbrio e muito bom humor. Esperamos que, a partir de agora, você consiga levar bem menos dores de cabeça para a casa nos dias difíceis.