Oito dicas para renovar sua casa sem gastar muito

​Quem nunca quis ter um ambiente completamente transformado como nos programas de decoração?

Se você acha que esse é um sonho que está fora do seu alcance, saiba que custa pouco fazer pequenas – mas significativas – mudanças na sua casa. Pequenos truques podem renovar seu lar e deixar muito mais aconchegante o momento de voltar para casa ou de receber os amigos. Veja como:

1. Almofadas

Investir em almofadas diferentes é um dos modos mais simples e baratos para dar uma mudada no seu sofá ou na sua cama. Escolha cores e estampas que contrastem com o estofado ou a colcha de cama que você está usando. Se você já tem almofadas, lembre-se que basta trocar as capas para conseguir um efeito totalmente novo.

2. Cor nas paredes

Parece pouco, mas o ambiente muda completamente quando você pinta uma das paredes com uma cor intensa (de um cinza chumbo a um tom vermelho vibrante). Outra opção é deixar a casa mais divertida entrando na moda da tinta lousa, por exemplo, que transforma a parede em um grande quadro negro, onde você e seus amigos podem desenhar ou escrever suas frases preferidas com giz. A pintura é um trabalho que você mesmo pode fazer em um final de semana, sem gastar com mão-de-obra. Meça a parede e peça dicas na própria loja onde for comprar a tinta.

3. Luzes de Natal

Sabe aquelas luzinhas de Natal que você só tira do armário em dezembro? Elas podem ser usadas o ano inteiro para criar efeitos divertidos no quarto ou na sala, espalhadas sobre um criado mudo ou um aparador, ou fazendo papel de luminárias dentro de garrafas ou de aquários vazios. Lembre-se apenas de desligá-las, por segurança, antes de dormir ou quando não estiver usando o ambiente.

4. Pallets e caixotes de madeira

Já há algum tempo os decoradores descobriram que pallets de madeira (daqueles utilizados na indústria para transportar e proteger cargas) e caixotes de frutas e verduras usados em feiras são ótimos elementos para se construir móveis alegres e econômicos. Pallets podem ser a base para um cama nova ou um sofá. E caixotes empilhados ou fixados nas paredes, viram estantes para colocar livros na sala ou organizar sua cozinha. Esses materiais também podem servir de base para um jardim suspenso para colocar suas plantas e ervas na varanda.


Sofás com base de pallets deixam o ambiente moderno e descolado

5. Móveis antigos

Um criado mudo. Uma mesa de centro. Uma penteadeira antiga. Quantos móveis como esses existem encostados na casa dos seus pais ou avós? Basta uma mão de tinta ou um revestimento diferente para dar uma cara (e, às vezes, uma aplicação) toda nova no seu lar. 

6. Adesivo para azulejo

Você consegue um banheiro ou uma cozinha nova, sem quebradeira, apenas cobrindo os azulejos com adesivos feitos especialmente para isso. Existem vários modelos, com cores e estampas diferentes, que custam pouco, mas podem fazer toda a diferença no seu ambiente. 

7. Uma iluminação mais aconchegante

Poucas coisas mudam tanto o clima de um ambiente quanto a sua iluminação. Se você utiliza luzes brancas frias na sua casa, mude para lâmpadas amarelas de cor quente, mais aconchegantes. Outra ideia é apagar as luzes do quarto ou da sala e optar por luzes indiretas, vindas de luminárias de chão ou de abajures. Direcione-as para as paredes para conseguir um efeito diferente sem incomodar os olhos de ninguém.

8. Brinquedos antigos

Se na sua busca por móveis antigos na casa dos seus pais você encontrar bonecas, carrinhos, peões e outros brinquedos de época, traga-os para a sua casa. Eles dão ótimos elementos de decoração de época, ou “vintage”, como dizem os decoradores. De quebra, você traz para o seu dia a dia histórias de infância ligadas aqueles objetos. Além de lembranças boas de alguns dos melhores momentos da sua vida.

Com criatividade, é possível dar uma cara nova para o seu cantinho sem gastar muito. Coloque essas ideias em prática e teste suas habilidades de decoração.