Oito filmes e livros que vão inspirar você a pegar a estrada

​Viajar de carro é uma das melhores coisas da vida. Se ainda assim, anda faltando inspiração para trocar o sofá pelo volante, aqui vai uma lista de filmes e livros que vão inspirar você a partir para uma aventura na estrada.

​Para assistir:

Thelma e Louise (Ridley Scott, EUA, 1991)

Cansadas do marasmo da vida que levam, duas amigas embarcam em um Thunderbird 1966 para viajar um pouco e ter um final de semana diferente. Tudo vai bem até que Thelma é quase abusada por um cowboy que conhece em um bar e Louise acaba atirando nele. Fugindo da polícia elas acabam cometendo ainda mais crimes, ao mesmo tempo em que rodam por algumas das paisagens mais bonitas dos Estados Unidos. 

Pequena Miss Sunshine (Jonathan Dayton e Valerie Faris, EUA, 2006)

A pequena Olive não tem uma família lá muito normal: o pai é um escritor fracassado de auto-ajuda, o tio é um professor que já tentou se matar e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar drogas. Mas quando a pequena expressa o desejo de participar de um concurso de beleza, todos embarcam na ideia e atravessam o país numa kombi para que Olive realize seu sonho. 

Colegas (Marcelo Galvão, Brasil, 2013)

Stallone, Aninha e Márcio são colegas em um instituto para portadores da síndrome de Down, onde adoram assistir filmes na videoteca local. A paixão é tanta que, um dia, resolvem roubar o carro do jardineiro, para pegar a estrada e realizar sonhos de fazer coisas que viram nos filmes. Uma comédia sobre amizade e contra todos estereótipos.

Sideways, Entre Umas e Outras (Alexander Payne, EUA, 2005)

Quando o solteirão Jack decide se casar, Miles, seu melhor amigo um escritor depressivo apaixonado por vinhos, sugere uma despedida de solteiro diferente: viajar pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Na intenção de provar os melhores vinhos da região, os dois acabam se apaixonando por mulheres que conhecem durante a viagem, colocando em risco o casamento marcado e as certezas do escritor sobre o amor.

Para ler:

Um Mais Um (Jojo Moyes, Editora Intrínseca, 320 páginas)

Jess Thomas é uma mãe solteira que se vira entre dois empregos para conseguir sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, filho de um ex namorado que sumiu. Quando Tanzie, pequeno prodígio da matemática, recebe uma bolsa parcial para estudar em uma escola particular, Jess precisa conseguir o dinheiro que falta para que a filha aproveite a oportunidade. A solução é aceitar a carona de Ed Nicholls, um gênio da computação que ela odeia, mas que é o único que pode levar a família (e o cachorro) da Inglaterra até a Escócia.

Aventura no Fim do Mundo - Viagem de Carro ao Extremo Sul das Américas (Werner Zotz, Editora Letras Brasileiras, 168 páginas )

O jornalista Werner Zotz acalentou por anos o sonho de viajar de carro até o extremo sul do continente americano. Um projeto que ele, enfim, realizou na maturidade e que relata em detalhes neste livro, que começou com o seu diário de bordo. Tanto um guia de viagem quanto um ensaio cheio de reflexões sobre a vida, a ação do tempo e o ato de viajar, o livro é o estímulo perfeito para quem quer conhecer a Patagônia, suas belezas e seus extremos.

Mundo por Terra - Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro (Michelle Weiss e Roy Rudnick, Editora Mundo por Terra, 384 páginas)

Um casal, cinco continentes, 60 países, 160.733km. Os números dessa viagem são impressionantes. Nesse relato, Roy e Michelle contam como tomaram a decisão de fazer uma volta ao mundo de carro, como se planejaram e tudo o que viveram dividindo, na maior parte do tempo, o espaço de apenas 4 metros quadrados de um carro.

Crianças a Bordo - Como Viajar com Seus Filhos sem Enlouquecer (Patricia Papp, Editora Pulp, 98 páginas)

Se as crianças são a sua desculpa para não pegar a estrada, esse livro vai ajudar você a mudar de ideia. A autora resume em um manual prático, cheio de dicas, o que aprendeu viajando com bebês e crianças pequenas. De sugestões de onde planejar sua viagem, de acordo com a idade da criança, até o que levar num kit-básico de sobrevivência longe de casa, ela admite que a tarefa não é fácil, mas que vale a pena. Ainda mais quando você descobre que viajar e curtir a família é um sonho possível com um pouco de boa vontade e organização.

Créditos da Foto: Divulgação / Fox Searchlight Pictures