Cinco passos para encontrar um mecânico confiável

​​​​Veja como escolher um mecânico íntegro e correto para quando seu carro precisa de manutenção ou reparos.

​​​​Não importa o quão habilidoso você é, algumas manutenções mecânicas precisam de auxílio profissional. Por isso, é importante encontrar um mecânico especializado. Aqui estão os passos que irão ajudá-lo a fazer uma escolha informada e inteligente sobre o mecânico certo – seja para agora, ou para o futuro.


Passo 1: faça uma lista com base em avaliações e recomendações. 
O que as pessoas dizem online? Procure oficinas mecânicas na sua região com boas avaliações no Google, no Facebook e Reclame Aqui. Você também pode aproveitar as redes sociais para pedir referências e recomendações de amigos.

Passo 2: verifique as certificações.
Certificações concedidas pelo Cesvi, pela OficinaBrasil e pelo IQA​ são boas indicadoras de profissional bem treinado e confiável. Pesquise também oficinas que mostrem, na loja ou no seu site, afiliações com estabelecimentos respeitáveis, como a Abrive. Outro sinal de credibilidade é se a oficina atende carros clássicos ou especiais, que exigem conhecimentos avançados.

Passo 3: teste um novo mecânico com algo pequeno.
Quando encontrar algum que tenha avaliações positivas e as certificações certas, faça um teste com um serviço barato e de rotina, como a troca de óleo ou substituição de filtro. Isso vai dar uma ideia de como o profissional trata os clientes e realiza o trabalho.

Passo 4: faça perguntas sobre o serviço e os custos.
Um mecânico honesto não tem nada a esconder, e deve responder todas as suas perguntas sobre o serviço. Se você não entender por que o mecânico está sugerindo um reparo, pergunte. Um profissional confiável vai explicar os detalhes do problema, dizer (ou até mostrar) exatamente o que está errado e criar um plano de ação customizado para resolvê-lo. 

Passo 5: peça os detalhes da cobrança.
Um bom mecânico vai fornecer um orçamento detalhado para o serviço de reparo, incluindo as peças, a mão de obra, e taxas e impostos adicionais, se for o caso. Se você não entender exatamente o que está pagando, peça para ele explicar como e por que está cobrando aquele valor.

Dica profissional: sempre tenha o orçamento por escrito quando for pagar a conta, para que você possa comparar os dois valores e garantir que não tenha sido cobrado algo sem autorização.

Siga esses passos e estará pronto para escolher um ótimo mecânico para o seu carro. E quando encontrar um profissional que lhe agrade, não se esqueça de fazer uma boa avaliação online para ajudar outras pessoas a também terem acesso a um profissional confiável.