Como e porque as taxas do seguro auto mudam

​​Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas sobre o aumento das taxas de seguro.

Vários fatores podem afetar as taxas do seu seguro auto. Aqui estão alguns fatos e dados para manter você informado sobre quando – e porque – suas tarifas podem mudar. Entender como os processos funcionam é uma maneira de aprender a dirigir de forma mais segura e estar preparado para qualquer emergência.

Seu histórico na direção é diretamente refletido no valor do seu seguro auto.

​Você é um motorista de risco? Imprevistos como acidentes (mesmo que não sejam culpa sua), excesso de velocidade, condução imprudente, e dirigir embriagado podem fazer com que o valor da sua apólice aumente. Procure manter bons hábitos de direção e com o passar do tempo, as possibilidades de se envolver em um sinistro irão diminuir substancialmente. 

A carta de crédito é um fator no valor do seguro auto.

​A pontuação do seu seguro pessoal é usada para determinar as taxas do seguro residência ou auto. As seguradoras se baseiam nela para elaborar o seu relatório de crédito, histórico de pagamento, uso de crédito, entre outras considerações. Essa prática permite que elas cubram mais motoristas e proprietários de casas, e ainda promove taxas mais equivalentes para todos os clientes.

O quanto você dirige pode afetar o quanto você paga pelo seguro.

​É bem simples: quanto mais você dirige, mais oportunidades há para sofrer um acidente. Informe sua seguradora sobre mudanças no seu estilo de vida e se você estiver dirigindo menos, porque você pode conseguir taxas menores.

Dirigir certos carros pode automaticamente aumentar o valor do seguro.

​Automóveis de luxo não são os únicos com alto risco de roubo. Ladrões visam carros com peças de alta demanda. Alguns dos veículos mais roubados no Brasil são Chevrolet Celta, Hyundai HB20 e Fiat Siena.

Morar em uma região ou bairro que sejam propensos a assaltos e desastres climáticos pode aumentar tarifas.

​Certas áreas que são mais afetadas pelo clima, propensas a eventos como inundações, resultam em mais sinistros, fazendo que as taxas de seguro residencial aumentem. Por exemplo, você pode pagar mais alto se mora em um bairro propenso a incêndios ou deslizamentos de terra.

Airbag duplo, freios ABS, e sistemas de segurança do carro podem diminuir o valor do seguro.

​Ao comprar um carro novo, procure veículos com classificação alta de segurança do motorista e proteção de passageiro. Carros com dispositivos anti-roubo e sistemas de segurança também podem ser considerados para descontos.

Quanto mais valioso o carro, mais caros a manutenção e o seguro.

​Normalmente, um carro novo custa mais para ser consertado depois de um acidente. Carros novos também correm mais risco de furtos ou roubos. Então se você está pensando em comprar o carro dos sonhos, informe-se com seu corretor sobre como isso vai afetar suas taxas.

A taxa média do seguro auto é mais alta para motoristas de 18 a 25 anos.

​Motoristas jovens, especialmente homens, sofrem mais acidentes do que qualquer outra faixa etária, o que significa que sua taxa de seguro pode aumentar ao incluir um novo motorista à uma apólice existente. Porém, isso não é uma regra. Por isso, a Liberty Seguros lançou o app Direção em Conta​, que define a precificação do seguro auto a partir da análise que faz do estilo de direção do motorista.

Fatores externos também podem afetar o valor da sua apólice.

Outros fatores que resultem no aumento do total de sinistros pagos, podem afetar diretamente o seu seguro. Algumas causas possíveis:

  • Eventos climáticos mais extremos (incidentes como inundações causam o aumento da frequência e da gravidade de sinistros em um país);
  • Aumento no número de acidentes causados por direção distraída;
  • Aumento nos custos de saúde;
  • Aumento nos custos de sinistros residenciais e auto;
  • Aumento de fraudes de sinistros de seguros;
  • Aumento nos custos de peças e mão de obra.

Economizar o seu dinheiro para conseguir um bom custo-benefício deve ser uma prioridade. Descubra se você se qualifica para descontos ou taxas de seguro auto mais acessíveis ou descontos adicionais em seguro residencial com a Liberty Seguros.