Como manter as crianças seguras no carro

​​​Use esse guia para eliminar o mistério de assentos de carro e cadeiras para crianças – e mantenha até mesmo as mais inquietas em segurança.

​​Hoje em dia, já é senso comum que crianças pequenas devem ficar em assentos ou cadeirinhas especiais e que todas as crianças, de qualquer idade, precisam usar cinto de segurança sempre que estão no carro. Mas existem alguns detalhes que podem proporcionar proteção extra – e tranquilidade – ao seu trajeto diário ou durante aquela viagem de férias.

Nunca deixe seu filho sozinho no carro, nem por um minuto.



Nunca deixar uma criança sozinha no carro é provavelmente a dica de segurança mais óbvia, mas também é uma das mais importantes, de acordo com a ONG Criança Segura. Na verdade, a recomendação é ainda mais ampla: não deixar crianças sozinhas nem perto de um veículo. Por quê? Crianças pequenas correm mais risco de serem mortas em acidentes de ré, já que é mais difícil vê-las quando estão perto do veículo. O risco é ainda maior se o seu carro for alto e atrapalhar sua visão traseira, como um SUV ou uma picape.
 
Além de nunca deixar seu filho sozinho no carro, certifique-se que seu veículo tenha alguma trava no câmbio. Isso significa que o carro não pode entrar em marcha, a menos que o pedal do freio seja pressionado, e a maioria das crianças é muito baixinha para conseguir isso. Carros mais novos costumam ter esse recurso. Você pode verificar se o seu tem essa função ligando e tentando mudar de marcha sem pisar no freio. Caso o seu carro não tenha a função, compre uma trava antifurto para câmbio e freio de mão, encontrada com facilidade na internet ou em lojas especializadas.
 
Dica profissional: para evitar deixar seu filho no carro por acidente, tente a "defesa do urso de pelúcia". Coloque um urso de pelúcia grande no assento ou cadeirinha do carro. Quando for colocar o seu filho, mova o brinquedo para o banco do passageiro da frente. O urso é um lembrete visível para o motorista de que a criança está no banco de trás. Quando tirar seu filho do carro, coloque o urso novamente no assento. O Waze também tem um recurso que ajuda você com isso. Aprenda a configurá-lo aqui​.

As cadeiras para crianças equipadas com o sistema LATCH salvam vidas.



Se você está tendo problemas com um novo assento para crianças, ou mesmo com um assento antigo em um carro novo, há recursos que podem ajudar. O sistema Lower Anchors and Tethers for Children (LATCH) é exigido na maioria dos carros fabricados depois de 2002. Se o seu carro estiver equipado com o sistema LATCH, seu manual de proprietário traz informações sobre como ele funciona no seu veículo.

O sistema é um conjunto padronizado de acessórios na cadeirinha infantil e um conjunto de âncoras de amarração no seu carro que tr​abalham juntos para segurar firmemente o assento da criança. No site Guia do Bebê, você encontra informações sobre como levar crianças no carro. E se quiser comprar uma cadeirinha nova, pesquise online e considere avaliações de cada modelo.

Mesmo com padrões da indústria, como o sistema LATCH, instalar um assento ou cadeirinha pode ser confuso, e muitas vezes eles acabam não sendo usados corretamente. Para combater esse problema, faça uma inspeção com seu mecânico ou com o DETRAN.

Mantenha seus filhos seguros no tipo certo de assento.

Instalar o assento corretamente é apenas o primeiro passo – o próximo é usá-lo corretamente. No primeiro ano, seu filho deve viajar no bebê conforto virado para trás e instalado no banco traseiro – nunca no banco da frente. De 1 a 4 anos, a regra passa a exigir a cadeirinha presa com o cinto. 

Se seu filho tem de 4 a 7 anos e meio, você deve substituir a cadeirinha por um assento de elevação que também é colocado no banco de trás.  Por mais que seu filho não goste, esse tipo de assento pode reduzir o risco de lesões ​graves em 45%, de acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos. Somente depois dos dez anos é que a criança pode sentar no banco da frente. 

Dica profissional: para garantir que todos estejam sentados com segurança antes de começar a dirigir crie uma regra simples. O carro não anda até que todos os cintos estejam afivelados. E, se alguém soltar o cinto no meio do trajeto, pare o carro até que todos estejam seguros novamente.

Não coloque o cinto no seu bebê cheio de roupas de inverno.



No inverno, você deve colocar o cinto no seu bebê com suas roupas normais, não com roupas volumosas e pesadas de inverno. Em caso de acidente, as roupas de inverno irão se comprimir, deixando muito espaço entre o bebê e o cinto. Coloque o bebê confortavelmente no assento, afivele o cinto e depois coloque uma mantinha ou seu casaco por cima enquanto ele estiver no carro.

Reduza as distrações nos bancos da frente com atrativos para as crianças nos bancos de trás.



A maneira mais fácil de fornecer distração para os pequenos passageiros é dar a eles um livro (talvez um livro de colorir ou de imagens para os pequenos) para mantê-los ocupados em trajetos mais longos. No entanto, no século XXI, pode ser mais fácil e eficiente manter as crianças ocupadas com um DVD player ou um tablet. 

Eles podem ser instalados na parte de trás dos encostos de cabeça na fábrica, ou você pode mandar instalar um tablet que você já possui. Enquanto sistemas de entretenimento nos bancos da frente podem ser distrações perigosas para o motorista, esses equipamentos nos bancos de trás podem até reduzir o número de distrações com as quais o motorista tem que lidar, tornando o passeio mais divertido para os pequenos e mais seguro para todos.