Dispense o mecânico: 4 reparos que você mesmo pode fazer em uma hora

​​​​​Você pode economizar dinheiro (e possivelmente tempo) realizando a manutenção básica do seu carro.​

​​Se estiver ocupado e estressado, é fácil deixar a manutenção básica do carro de lado, o que pode levar a problemas caros no futuro. Felizmente, há vários pequenos reparos e trocas que você mesmo pode fazer em casa. Com algumas ferramentas fáceis de encontrar em lojas de autopeças ou ferragens, além do manual de proprietário do carro em mãos, você consegue fazer esses consertos em menos de uma hora.

As etapas básicas abaixo cobrem a maioria dos carros modernos. O seu pode ter peculiaridades que fazem com que as descrições sejam diferentes, por isso, verifique o manual de proprietário antes de começar.
Aprenda a:

  • Trocar o filtro de ar do motor
  • Trocar os limpadores de parabrisa
  • Trocar um farol
  • Trocar a bateria

​1. Troque o filtro de ar do motor

Você vai precisar de: Um novo filtro de ar, uma chave de fenda e um pano seco.

Antes de começar: Certifique-se de comprar um filtro de ar que seja próprio para o seu carro. Procure online usando o ano, a marca e o modelo do veículo, ou pergunte para alguém em uma loja de autopeças.

1. Quando o motor estiver frio, abra o capô e encontre a caixa do filtro de ar. O filtro deve estar dentro de uma caixa de plástico preta, aproximadamente do mesmo tamanho e formato do filtro que você comprou.
2. Solte as braçadeiras (talvez seja preciso usar a chave de fenda para abrir) ou remova os parafusos que prendem o compartimento do filtro e abra a caixa.
3. Use seu celular para tirar uma foto da posição do filtro antigo para que possa colocar o novo corretamente. Depois, remova o filtro antigo e jogue no lixo.
4. Limpe a caixa de plástico com o pano seco e verifique se há fissuras ou danos. Se encontrar algum problema, você pode pedir para repará-lo ou substituí-lo na sua próxima visita ao mecânico.
5. Coloque o novo filtro na posição certa, usando a foto que tirou como guia.
6. Coloque a tampa da caixa do filtro de ar e aperte as braçadeiras ou os parafusos.
7. Feche o capô, e pronto.

2. Troque os limpadores de parabrisa

Você vai precisar de: novos limpadores.

Antes de começar: Certifique-se de encontrar os limpadores certos para o seu carro. Procure online ou em lojas pelo ano, marca e modelo do seu carro. Lembre-se que o limpador do passageiro e o do motorista costumam ser de tamanhos diferentes, por isso verifique com cuidado a embalagem. Comprar o tamanho certo é o fator mais importante, já o preço e a repelência à água ficam a seu critério.

No seu carro, puxe os limpadores do parabrisa. Remova um limpador puxando ou deslizando, dependendo de como eles estão presos. Se a forma de remover não for facilmente aparente, a embalagem dos novos limpadores traz um diagrama que mostra exatamente como fazer. Substitua pelo equipamento novo.

1. Repita o primeiro passo no lado oposto. (Faça um lado de cada vez, para não trocar acidentalmente os limpadores na hora de colocar os novos.)
2. Jogue os limpadores antigos no lixo, e baixe os novos em direção ao parabrisa.
Troque um limpador de cada vez para não instalá-los no lado errado. Faça reparos você mesmo: [link]

3. Troque um farol

Você vai precisar de: manual de proprietário do seu veículo, a lâmpada de substituição, lenços de papel, e um pano seco sem fiapos.

Antes de começar: O manual é muito importante para entender como a montagem do farol é feita, então tire-o do porta luvas e dê uma olhada. Dependendo do carro, você também pode encontrar uma versão digital online.

1. Abra o capô e encontre o feixe de cabos na parte de trás do farol. Vai parecer como a foto no seu manual do proprietário.
2. Abra o clipe de plástico ou de metal mantendo o feixe no lugar, e tire-o. Alguns carros podem ter um grande parafuso plástico que precisa ser girado para abrir. De qualquer maneira, nenhuma ferramenta é necessária, mesmo que no começo ele dê a impressão de preso.
3. Puxe o suporte da lâmpada do conjunto do farol. Nesse ponto, pode haver outro pequeno clipe plástico para soltar, dependendo da marca e do modelo do seu carro e do tipo de lâmpada necessária. Seja qual for o caso, remova a lâmpada antiga do soquete.
4. Limpe as conexões metálicas com o pano seco e sem fiapos, para garantir uma boa conexão.
5. Conecte a nova lâmpada sem tocar no vidro. Resíduos de óleo da sua pele deixados na superfície da lâmpada podem ficar tão quentes a ponto de rachar o vidro. Limpe a lâmpada com os lenços de papel quando já estiver no soquete, só para garantir que ela esteja limpa.
6. Certifique-se que a lâmpada está firme no lugar e que a junta está devidamente encaixada na parte traseira do farol ao inserir a nova lâmpada.
7. Recoloque o fecho ou clipe ou parafuso de plástico, dependendo do modelo do seu carro.
8. Abaixe o capô e ligue a ignição. Teste todas as luzes. Se a luz que você acabou de trocar não acender, pode ser que o conector na parte de trás da lâmpada não está totalmente no lugar. Levante o capô, verifique se todas as conexões estão seguras e tente novamente.

4. Troque a bateria

Você vai precisar de: a bateria antiga do seu carro, uma bateria nova, uma chave de boca ou um jogo de chaves, um pano limpo, um limpador de terminais, e uma solução anticorrosiva (ou bicarbonato de sódio e água).

Antes de começar: Sua bateria tem todas as informações que você vai precisar impressas. Em uma loja de autopeças, compre uma substituta que corresponda à que já possui.

1. Tire as chaves da ignição antes de começar. Deixar a chave na ignição enquanto trabalha pode ser arriscado.
2. Abra o capô e veja como é a orientação da bateria antiga, principalmente a posição do terminal positivo (vermelho) e do negativo (preto). Você precisa fazer o mesmo quando instalar a nova bateria.
3. Use uma chave de boca para remover o cabo do terminal negativo (preto) e depois puxe (ou até amarre) ele longe da bateria para que não toque no terminal. Pode ser um pouco trabalhoso tirar o cabo negativo, principalmente se estiver corroído.
4. Remova e isole o cabo do terminal positivo (vermelho) da mesma maneira.
5. Use uma chave de boca ou uma chave de caixa para remover a braçadeira ou suporte que segura a bateria. O seu manual de proprietário pode oferecer algum auxílio aqui, já que às vezes as braçadeiras ficam escondidas perto da bandeja de suporte da bateria. Coloque todas as peças soltas em um lugar seguro, onde não se percam ou saiam rolando, como uma toalha, ou a tampa do refrigerador.
6. Levante e tire cuidadosamente a bateria. Elas são muito pesadas, e se houver algum dano, podem vazar ácido.
7. Verifique os cabos e conectores do seu carro para avaliar se há algum desgaste ou corrosão. Se estiverem corroídos, você pode limpá-los facilmente com uma solução feita misturando quantidades iguais de bicarbonato de sódio e água, ou um produto limpante comprado em lojas de autopeças. Também verifique se há corrosão na bandeja da bateria. Ela pode ser limpa com as mesmas soluções químicas. Certifique-se de que tudo esteja seco antes de prosseguir.
8. Coloque a nova bateria na posição, observe se os terminais positivo e negativo estejam na orientação correta.
9. Recoloque o suporte ou as braçadeiras e aperte bem com a chave de boca ou a chave de caixa.
10. Pulverize um pouquinho de solução anti-corrosão nos terminais da nova bateria.
Recoloque o cabo positivo (vermelho) e aperte com uma chave inglesa. Faça o mesmo com o cabo negativo (preto).
12. Mexa gentilmente na bateria para garantir que ela esteja firme.
13. Quando estiver tudo firme, ligue o motor para verificar o seu trabalho.
14. Leve a bateria velha a uma loja de autopeças ou local de descarte sustentável para ser reciclada.


Fazendo sozinho essas tarefas básicas de manutenção você vai economizar dinheiro e uma ida até o mecânico. Além disso, ao conquistar maior familiarização com o funcionamento interno do seu veículo, você poderá debater com mais propriedade problemas e reparos com o seu mecânico quando eles aparecerem.