O que fazer – ou não – após um acidente de carro

​​​Dicas para ajudar você a lidar da melhor forma nessas situações.

Saber o que fazer depois de um acidente de carro é fundamental. Seguir os passos certos pode ajudar na sua segurança e a evitar problemas. Aprenda a lidar com a situação com tranquilidade e com a cabeça fria.

FAZER Respire

Tire um momento para avaliar o seu entorno. É importante não se mexer se você sentir que está ferido ou não se sentir seguro. Quanto mais calmo você estiver, melhor será para lidar com a situação.

Dica profissional: mesmo se sentindo bem depois de um acidente, ligue para seu médico, relate o ocorrido e peça orientações. Sintomas como tontura e dormência podem aparecer dias depois do ocorrido.

FAZER Disque 190 e acione a polícia

Mesmo que seja um acidente pequeno, é importante contatar as autoridades. Relatórios oficiais da polícia são vitais para registrar ocorrência.

Dica profissional: se você sofrer um acidente, anote o nome e o registro do policial para conseguir uma cópia do relatório e ter acompanhamento mais fácil do seguro.

NÃO Deixe a cena do acidente

Não importa de quem é a culpa, é ilegal deixar a cena do acidente até que a polícia tenha chegado. Fique calmo e espere que eles cheguem.

FAZER Fotografe tudo

Fotografe os danos do carro, danos materiais, placas, marcadores de localização, e pessoas envolvidas. Isso irá ajudá-lo a lembrar claramente o incidente quando for registrar ocorrência.

NÃO Coloque culpa

Troque informações com o outro motorista, mas não assuma culpa, não faça acusações ou peça desculpas. É possível que, dependendo da situação, um simples pedido de desculpas seja considerado admissão de responsabilidade legal.

FAZER Registre o sinistro rapidamente

Ligue para a sua seguradora imediatamente após o acidente. Isso deve agilizar o seu processo de sinistro no caso do outro motorista reclamar de ferimentos ou danos não documentados.

Dica profissional: os clientes da Liberty Seguros podem usar o recurso de suporte de acidentes no nosso app, tornando o processo mais rápido e fácil.

​​​