1. Nada de combustível adulterado
Há postos que oferecem combustíveis com a promessa de que são mais econômicos e rendem mais. Mas a gasolina adulterada pode elevar o consumo e causar danos ao motor ou outras partes do veículo. Opte sempre por qualidade e prefira postos com bandeiras reconhecidas no mercado.
2. Evite rodar com o tanque na reserva
Seguir rodando com o seu carro na reserva pode causar prejuízos. O pouco volume de gasolina, etanol ou diesel gera um superaquecimento, prejudicando o desempenho do motor.
3. Lembre-se da manutenção frequente
Se você mantém a manutenção do seu veículo em dia, fica mais fácil economizar combustível – além de evitar outros problemas mais graves, claro. É importante prestar atenção em peças como filtros do motor, correias e velas.
4. Carregue pouco peso no carro
No dia a dia, tenha o cuidado de não carregar muitas bagagens ou volumes desnecessários. O peso extra aumenta o consumo de combustível.
5. Dirija de forma mais suave
Tente conduzir com acelerações mais lineares, trocas de marcha no tempo certo e sem frenagens bruscas. Além de poupar combustível, isso ajuda a prolongar a vida útil de outras partes do veículo.
6. Cuide dos pneus
Às vezes, eles podem causar mais gasto de combustível que o motor. Mantenha-os calibrados de forma correta. Mas atenção: eles devem ser calibrados frios, para garantir a aplicação de pressão correta. Sempre que for pegar a estrada, ou a cada 15 dias, é importante verificar a calibragem.
7. Esqueça a 'banguela'
A prática utilizada para economizar combustível é perigosa e nem sempre eficiente. Em carros mais antigos, ela funcionava. Mas, em modelos com injeção eletrônica, não existe nenhuma vantagem. Ao colocar o câmbio em ponto-morto, a central eletrônica entende que o carro está parado e injeta combustível no motor para mantê-lo funcionando em marcha lenta.
8. Janelas abertas ou ar-condicionado?
Infelizmente, as duas opções aumentam o consumo de combustível. O ar-condicionado precisa da força do motor para funcionar. Já deixar as janelas abertas aumenta a resistência do veículo ao ar. Ou seja, sempre que possível, dirija com as janelas fechadas e o ar-condicionado desligado.