Sete mitos da manutenção de carros

​​​Fuja de serviços desnecessários de manutenção e reparo

​​Quando se trata da manutenção do seu carro, há uma linha tênue entre fato e ficção. Alguns serviços não podem ser evitados e você precisa encontrar uma oficina rapidamente. O Guia de Oficinas Brasil​ é uma boa ferramenta para encontrar os melhores estabelecimentos na sua redondeza.​​

Mas, às vezes, mesmo que os mitos predominantes indiquem que você precisa de um reparo, muitas vezes isso pode não ser uma verdade. Entender esses equívocos de manutenção vai ajudá-lo a distinguir entre o que é obrigatório e opcional – e a evitar gastar dinheiro em um conserto desnecessário.​


Mito 1: se meu pneu furar, vou precisar de um novo.

A menos que o furo danifique a lateral do pneu ou tenha mais de 0,5cm de diâmetro, o pneu não precisa ser trocado. Para furos pequenos, pergunte ao mecânico se ele pode tapar ou remendar o buraco para restaurar a vedação hermética do pneu e evitar que a umidade atinja os cintos de aço.

​Mito 2: devo trocar os quatro pneus ao mesmo tempo.

Desde que os quatro pneus sejam da mesma marca, modelo e tamanho, não importa quando você os troca. Certifique-se de fazer o rodízio dos pneus a cada troca de óleo para aumentar sua vida útil. Você pode encontrar as melhores oficinas no Guia de Oficinas Brasil​​.​

Mito 3: combustível premium melhora o desempenho do carro.

O combustível premium é desenvolvido para motores mais quentes e de compressão mais alta, e só vai beneficiar o veículo que exija ele – como um motor turbo ou de alto desempenho. Verifique o seu manual de proprietário para descobrir se seu carro requer combustível premium.

Mito 4: devo trocar o fluido refrigerante e filtros de ar quando for trocar o óleo.

Algum mecânico já sugeriu manutenção adicional "já que você está aqui"? A troca de filtros de ar e do fluido refrigerante são serviços que normalmente são incluídos pelos mecânicos. Mas eles não são relacionados ao óleo do motor ou necessitam de trocas regulares. Consulte o manual de proprietário do seu carro para saber quando fazer a troca.

Mito 5: aditivos de óleo estendem a vida do motor e ajudam a funcionar melhor.

Se você troca o óleo e o filtro regularmente, seu motor tem toda a ajuda necessária para funcionar corretamente. Normalmente não é necessário mexer nessa química, que é delicadamente equilibrada com aditivos.

Mito 6: devo aquecer o meu carro antes de dirigir no frio.

É verdade que as peças do motor precisam esquentar para funcionar em plena capacidade – mas também é fato que um motor ativo esquenta consideravelmente mais rápido que um motor parado. Além disso, a transmissão e os rolamentos precisam de movimento para esquentar completamente. Ou seja, o único benefício de aquecer o seu carro antes de dirigir é manter você quentinho.

Mito 7: só preciso me preocupar com a correia dentada depois de 100.000 quilômetros.

Mesmo que você tenha um carro com baixa quilometragem, deve monitorar a condição da correia dentada com inspeções regulares. Se adiar por muito tempo, ela pode falhar – deixando você na mão – e com um conserto bastante caro.

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