1.Troque as lâmpadas
Use sempre lâmpadas econômicas como as de LED. Mesmo custando mais elas podem representar uma economia de 70% na conta. Use sempre que possível a luz natural. E também leve a sério o hábito de apagar as luzes quando sair de um cômodo.
2. Tire os aparelhos da tomada
Aquela luzinha acesa dos aparelhos com controle remoto também gasta energia. Se for passar um período fora de casa, tenha o cuidado de desligar tudo da parede, inclusive os carregadores de celular e computadores quando não estiverem sendo usados. Somente geladeiras e freezers precisam ficar ligados o tempo todo.
3. Economize no verão
Nos meses quentes do ano, mude o chuveiro para o modo verão. O banho mais frio é mais refrescante e não precisa durar mais do que 5 minutos. Use cortinas para diminuir o calor nos ambientes e evite deixar portas e janelas abertas quando for usar o ar condicionado.
4. Use essas regras para a geladeira
Comece por regular a temperatura interna para uma potência menor. Nunca forre as prateleiras nem coloque alimentos quentes dentro da geladeira. Isso faz com que ela precise trabalhar mais. Mantenha um espaço de ventilação atrás da geladeira e nunca use essa parte para secar panos. É um jeito certo de gastar muito mais.
5. Faça um bom uso do ferro de passar
Evite passar uma peça só por vez. Melhor juntar várias e passar tudo junto. Comece por aquelas que precisam de menos calor. Peças secas em cabides podem ser passadas em menos tempo – com menos gasto.
Regras simples que podem fazer uma grande diferença na sua conta. Que tal experimentar?