Chegou a época de chuvas: sua casa está preparada?

​O verão chegou e, com ele, a temporada de chuvas. Os temporais dessa época podem ser caóticos, com ventos fortes, granizo e enchentes e sua casa precisa estar preparada para evitar problemas:

Faça a manutenção do telhado

O telhado é a primeira defesa contra a chuva na sua casa. É também o primeiro item que você ou um empreiteiro deve verificar durante a manutenção preventiva. Comece a vistoria por dentro. Procure no sótão manchas de água ou descoloração na parte inferior da estrutura do telhado. Certifique-se de inspecionar cuidadosamente as áreas ao redor de ventilação e chaminés.

Independente de encontrar ou não algum problema, provavelmente será preciso contratar um empreiteiro. Ele é o profissional que consegue avaliar o desgaste das telhas, encontrar as que estiverem danificadas, verificar se tampas de ventilação estão bem fechadas e se a cobertura está segura em caso de vento forte.

Prepare-se para danos causados por raios

A queda de raios pode causar picos de energia que estragam aparelhos eletrônicos, ou pior, incêndios. Alguns investimentos em proteção evitam a maioria desses danos, com custos que variam de acordo com o tamanho da sua casa e com a escala de proteção que escolher. Os DPS (ou Dispositivos de Proteção contra Surtos), por exemplo, são equipamentos que detectam sobretensões na rede elétrica e desviam as correntes de surto. Existem três tipos de DPS, que variam de acordo com o nível de proteção para sua casa e equipamentos.

Proteja-se contra chuva de granizo

As chuvas de granizo são imprevisíveis e podem causar muitos danos. Se você vive em uma região propensa a esse tipo de ocorrência, algumas precauções podem diminuir os estragos nas próximas tempestades, como telhas resistentes a impacto, usar lonas para cobrir carros — caso sua garagem não seja coberta —, plantas e hortas.

Não se esqueça da fundação

Se o seu porão apresentar algum vazamento, repare-o assim que possível para evitar que cause mais danos. Você também evita futuros vazamentos avaliando as calhas e o quintal. Verifique se a água escoada não está formando poças na fundação da casa. O escoamento correto de água deve prevenir os principais problemas de vazamento no sótão e danos na fundação. No entanto, é preciso selar qualquer fissura nas paredes e, em alguns casos, partir para impermeabilização do espaço.

Dica profissional: Se seu sistema de climatização, de aquecimento de água ou outros equipamentos estiverem localizados em áreas molhadas, peça que o empreiteiro levante-os do chão por pelo menos 30 centímetros.

Outros passos para evitar danos de tempestades:

  • Limpe as calhas. Mesmo um telhado em boas condições pode apresentar vazamentos se as calhas estiverem entupidas por detritos que impeçam o escoamento correto da água. 
  • Repare vazamentos. Verifique o selante em torno de janelas, portas e lugares onde canos entrem nas paredes exteriores da sua casa. Se estiver quebrado, utilize um vedante à base de poliuretano para selar rachaduras e evitar infiltrações.
Mesmo seguindo todos esses passos, ninguém está 100% livre de problemas com tempestades. É por isso que é bom contar com a assistência de um bom seguro como o Liberty Residência​, que pode indenizar você de danos causados por inundações e vendavais. Com sua casa bem protegida contra os temporais da estação, você pode relaxar durante o verão. Siga nossas dicas e fique tranquilo.