Incêndio? Nem pensar! Mantenha sua casa segura com essas dicas

​Ninguém gosta de pensar nisso. Mas onde quer que haja fogo (ou eletricidade) há também o risco de incêndio. A boa notícia é que você pode manter sua casa longe de incêndios colocando em prática algumas regras de segurança.

A maioria dos incêndios em casa acontecem por descuido - uma panela esquecida no fogo ou uma pequena vela aromatizada posicionada próxima a uma cortina de tecido, por exemplo, são exemplos de riscos comuns. Adote algumas práticas que podem fazer toda a diferença na hora de manter sua casa e sua família seguras:

1. Cozinha

Esse é o cômodo que mais pode causar incêndios em uma casa. Panelas esquecidas no fogo e frituras são as principais causas.

Reduza o risco:

  • Desligue o fogo ou abafe as chamas se precisar se ausentar, mesmo que por alguns minutos.
  • Tenha por perto uma tampa metálica para abafar qualquer princípio de fogo e jamais jogue água na gordura. Pode causar até uma explosão!
  • Se perceber que o fogo saiu do controle, saia de casa e chame o 193. Mais da metade das queimaduras de incêndio na cozinha são causadas quando a pessoa tenta apagar as chamas sozinha.

2. Cigarro

A segunda maior causa de incêndio doméstico costuma ser também a de maior risco para as pessoas. Camas, colchões, sofás e outros móveis podem pegar fogo facilmente com faíscas de cigarro ou isqueiros.

Reduza o risco:

  • Se você fuma, faça isso fora de casa.
  • Use cinzeiros largos e fundos, sempre sobre mesas que não tenham risco de virar. Apague as bitucas de cigarro com água antes de descartá-las.

3. Eletricidade

Instalações elétricas mal feitas ou precisando de reparo também podem causar incêndios. Fios desencapados, aparelhos muito antigos e sobrecarga de aparelhos em tomadas ou extensões podem ser muito perigosos.

Reduza o risco:

  • Sempre contrate pessoas especializadas para fazer consertos na parte elétrica da casa. Não faça você mesmo. Chame um eletricista sempre que notar riscos elétricos potenciais como frequente queima de fusíveis, tomadas e fios que esquentam, soltam faíscas ou mudam de cor ou cheiro de queimado vindo deles.
  • Plugue aparelhos de grande consumo de energia como geladeiras, lavadoras, secadoras e aspiradores diretamente na parede, ao invés de usar extensões ou “T”s.
  • Todas as instalações externas, no banheiro, cozinha, garagem e quartos de despejo devem ser protegidas com fio terra, para proteger sua casa de curtos-circuitos.

4. Velas

Se você adora velas, tenha muito cuidado. Elas são uma causa bem comum de incêndio.

Reduza o risco:

  • Nunca deixe crianças sozinhas em um quarto com uma vela acesa. 
  • Mantenha qualquer coisa que possa pegar fogo a uma distância de ao menos 30 cm da vela.
  • Use lanternas no lugar de velas quando faltar energia em casa.

5. Seguro com cobertura anti-incêndio

Ninguém espera ser vítima de um incêndio. Mas faz toda a diferença estar protegido por um seguro com cobertura anti-incêndio numa hora dessas. O Liberty Residência é acessível a todos os tipos de orçamento doméstico e tem ampla cobertura, é fácil de contratar, sem precisar responder longos questionários. Custa pouco contar com essa segurança para sua família, seu imóvel e os bens que você tem em casa.