Proteja-se de lesões durante uma mudança

​​Mudar-se deve ser o começo de um novo e empolgante capítulo da nossa vida e não o início de uma lesão crônica. Comece a vida na sua nova casa sem ferimentos seguindo esses conselhos simples de segurança.

Depois de assinar o contrato de locação ou compra, é hora de levar tudo o que você tem para a nova casa. Mas os movimentos repetitivos de se abaixar e levantar coisas podem afetar o seu corpo. Siga as dicas abaixo e proteja-se de eventuais lesões:



  • Resista ao impulso de empilhar caixas. Em vez disso, aposte no peso razoável de 9 a 11 quilos por caixa, que a maioria das pessoas consegue carregar.
  • Abra caminhos vazios pela sua casa, para evitar escorregar ou tropeçar em alguma coisa.
  • Antes de começar a carregar o caminhão, tire alguns minutos para se alongar. Aquecer os músculos pode evitar lesões dolorosas ou espasmos.

Dica profissional: para evitar riscos, distribua a mudança em caixas de peso médio colocando itens pesados e leves, ou usando plástico bolha ou materiais similares para preencher o restante do espaço quando as caixas estiverem no peso máximo.



Lesões nas costas são as mais comuns durante mudanças, por isso fique atento para não causar nenhum dano desnecessário a você mesmo seguindo esses passos:

  • Certifique-se de ter os equipamentos adequados à mão, literalmente. Luvas de segurança protegem sua pele e evitam que itens escorreguem.
  • Sempre que possível, use um carrinho de mão para transportar caixas e móveis, principalmente se os itens estiverem no chão e exigirem que você se abaixe demais. Muitos levantamentos e agachamentos, mesmo se feitos corretamente, podem acabar com suas costas e joelhos.
  • Use ferramentas móveis, como deslizadores, cintas de suspensão, roldanas de escadas e carrinhos de carga para mover mais facilmente móveis grandes e itens volumosos.
  • Pegue caixas que estão na altura da sua cintura. Nem sempre é possível, mas colocar a maioria dos volumes sobre mesas dobráveis em vez de no chão, por exemplo, é um ótimo começo.
  • Cuide-se ao longo do dia. Mantenha-se hidratado, alimente-se, faça um lanche, descanse, e preste atenção nos sinais do seu corpo.
  • Alongue durante o dia e no final da mudança para manter seus músculos aquecidos.

Se você tiver que se abaixar para pegar coisas do chão:

  • Mantenha as costas retas e dobre os joelhos.
  • Levante-se com as pernas em um movimento constante, e não balance ou vire.
  • Caminhe devagar e cuidadosamente, segurando o item perto do seu centro de gravidade.
  • Não tente carregar mais de um item por vez.
  • Não levante itens que sejam muito pesados para você. Deixe-os para uma pessoa que aguente o peso, ou levante com ajuda de outra pessoa.
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Você quer se mudar – mas não para o pronto-socorro! Descubra como prevenir lesões comuns durante uma mudança.



Não se descuide quando tudo estiver no lugar na sua nova casa. Você pode estar animado para arrumar tudo, mas tenha cuidado quando for tirar as coisas das caixas e arrumar os móveis.

  • Se você precisa mover caixas de uma sala para outra quando estiver organizando, continue praticando as dicas de levantamento. Se uma caixa for muito pesada, espere até que alguém possa ajudar.
  • Não tente mover móveis sozinho. Você pode distender os músculos das costas levantando um sofá ou armário pesados.
  • Use uma escada quando for colocar itens nas prateleiras ou armários que estejam fora do seu alcance.
  • E, finalmente, no fim do dia, faça alguns exercícios básicos de alongamento. Eles devem incluir pelo menos uma ação para os músculos das suas panturrilhas, coxas, flexores dos quadris, ombros e pescoço.