Sete dicas para organizar uma cozinha pequena

​Os espaços pequenos desafiam a nossa criatividade. Em especial quando falamos de um ambiente que precisa ser prático e fácil de limpar,  como a cozinha. Não importa se ela é tem pouca metragem ou estilo cozinha americana, a bagunça não pode existir porque está tudo sempre à mostra. Aqui estão sete dicas e segredos para organizar sua cozinha sem gastar muito.

1. Coloque as panelas em um trilho de parede

Um trilho com ganchos para a parede é um investimento barato, fácil de instalar e que resulta num ganho enorme de espaço para a sua pequena cozinha. Pendure nele todas as panelas e colheres - muitas já tem uma alça adequada para isso.

2. Libere a bancada

A bancada é um espaço de trabalho importante em uma cozinha pequena. Não pode estar atulhada com eletrodomésticos e outros objetos. Mais uma vez, a dica é utilizar as paredes para colocar cestas metálicas onde você pode manter tudo arrumado. 

3. Use as paredes

Aventais, luvas térmicas e panos de prato são alguns dos itens  que você precisa ter sempre à mão. Prateleiras e ganchos para esse tipo de acessório ganham espaço e enfeitam a cozinha.

4. Coloque prateleiras empilháveis dentro dos armários

Com elas, você cria novos andares para colocar louças e outras utilidades, que ficam sempre à mão, sem a necessidade de levantar tudo quando você precisar retirar alguma coisa. 

5. Aproveite os cantinhos esquecidos

Um espaço entre a pia e a parede sem utilidade pode virar o lugar ideal para pendurar frigideiras e outros itens estreitos e pesados que ocupam muito espaço no armário. A porta do armário sob a pia também pode ser utilizada para colocar uma sapateira e organizar ali aqueles itens que ficariam sob a pia como sabão, esponja e detergente.

6. Crie kits para cada refeição

Para organizar as coisas de um jeito prático, você pode usar bandejas ou cestos para organizar as coisas que você utiliza no café da manhã, por exemplo, com açúcar, adoçante, cereais matinais, chás, leite em pó ou qualquer outro item frequente na hora do café. No kit do almoço ou jantar, vão os temperos de mesa como sal e pimenta. Assim fica fácil trazer para a mesa e guardar ao final as coisas que você precisa ter sempre à mão na hora de cada refeição.

7. Aproveite a luz da janela

Tem uma janela iluminada na cozinha? Aproveite para instalar ali uma prateleira. É um dos melhores lugares para ter vasinhos de temperos frescos para usar a qualquer hora


Que tal decorar a cozinha com sua própria mini horta?

Seguindo essas dicas sua cozinha pode ficar muito mais arejada e fácil de utilizar e limpar. Quem sabe não dá até vontade de cozinhar para comemorar?