Como estimular o aprendizado das crianças no período de férias

​Dias mais livres, sem tantas tarefas e obrigações. As crianças curtem a chegada das férias tanto quanto os adultos. Se, por um lado, gostam de estar mais soltas, também pedem por algo que preencha o seu tempo. É a sua chance de propor atividades para estimular seu raciocínio e criatividade, estimulando o aprendizado mesmo no período em que não estão em aula. Veja algumas ideias.

​Passeios de aprender

Que tal programar alguns passeios a parques e museus durante o período das férias? A troca de ambiente é, por si só, rica e cheia de estímulos. E você pode aproveitar a curiosidade delas para ampliar o que sabem, por exemplo, sobre natureza, arte e história. Quem é cliente Liberty, tem 50% de desconto para entrar no Amigo MASP, e na entrada para o Aquário de São Paulo, pelo Clube Liberty Momentos. Mesmo dias na praia podem ser ótimos para aprender se você usar a temporada para falar de conchas, como funcionam as marés ou responder perguntas curiosas como, por exemplo, explicar porque o mar é salgado.

Documentários e vídeos educativos

A TV pode ser uma aliada nesses dias se você escolher ver documentários e vídeos educativos com as crianças. Outra ideia é aproveitar a própria curiosidade delas para assistir vídeos e tutoriais que ensinam como construir coisas. Vocês podem ter um caderno ou construir um mural onde escrever ou colar todas as coisas aprendidas nesse período.

Transformar tarefas de casa em diversão

As crianças estão de férias mas os pais continuam com o dia a dia cheio de tarefas. Aproveite para envolvê-las nas tarefas de casa, transformando-as em diversão. Aprender a dobrar e guardar meias, lavar objetos de plásticos, fazer uma receita juntos – todos esses momentos podem ser aproveitados para falar sobre o funcionamento da casa e fazer com que as crianças se sintam importantes ao assumir pequenas responsabilidades.

Estimule o raciocínio e a criatividade

Depois do período de descanso, algumas crianças podem se mostram dispersas ou desmotivadas a aprender. Evite esse problema propondo atividades lúdicas que estimulem a concentração. Vale propor jogos de tabuleiro, aprender a cantar novas músicas, ler e criar histórias juntos e promover jogos em equipe. Trabalhar o vocabulário, aprendendo novas palavras, é especialmente importante para a criança que se encontra em fase de alfabetização. Que tal brincar de descobrir ou inventar o sentido de palavras desconhecidas?