Quatro ideias de marmitas fáceis e rápidas

Levar marmita para comer fora de casa virou moda e mudou o dia a dia de muita gente. Você não só economiza, evitando os altos preços dos restaurantes, como também tem controle maior sobre o que vai comer, preparando pratos saudáveis e nutricionalmente equilibrados. Nem a falta de tempo ou disposição para cozinhar são desculpas para preparar essas quatro ideias de marmitas, muito fáceis e rápidas de fazer. Confira!

1. Assado de frango com legumes

Preguiça de lavar panelas? Cozinhe tudo junto numa assadeira. Cubra o fundo com papel alumínio e distribua sobre ela: dois peitos de frango, uma batata doce cortada em cubinhos e uma cabeça grande de brócolis cortada em floretes, além de outros legumes que você goste. Tempere tudo com quatro dentes de alho amassados, duas colheres de sopa de alecrim, uma colher de sopa de páprica, além de sal e pimenta a gosto. Complete com um fio de azeite sobre todos os ingredientes. Asse em forno a 200oC por 35 a 40 minutos ou até que o frango esteja dourado e cozido.

2. Salada no pote

Está de dieta ou gostaria de comer algo leve na hora do almoço? Aposte numa salada no pote. A ideia é usar um vidro de conserva para colocar todos os ingredientes da salada. Comece pelos ingredientes “molhados” e termine com as folhas da salada. Quer uma ideia do que colocar? Comece com atum, depois coloque milho verde, tomatinhos cortados, azeitonas sem caroço e complete com alface ou rúcula. Depois é só fechar o pote com a própria tampa e colocar na bolsa ou mochila, junto com um garfo. Na hora de comer, é só sacudir para misturar todos os ingredientes. Você pode comer no pote mesmo, onde quer que você esteja.

3. Macarrão incrementado

Uma refeição equilibrada deve ter carboidratos, proteína e vegetais com fibra, na medida certa. Uma forma de ter tudo isso no mesmo prato é fazer um macarrão e caprichar nos ingredientes do molho. Cubinhos de presunto, ovo cozido, queijo ou espinafre são boas proteínas, enquanto o tomate, brócolis e cenoura dão conta dos vegetais. Escorra a massa e misture os ingredientes escolhidos numa frigideira com um fio de óleo ou azeite e um pouco de alho picado. Quer uma receita simples, para uma pessoa? Cozinhe junto com 100g de macarrão meio maço de folhas de espinafre. Numa frigideira, derreta 80g de queijo gorgonzola com um pouco de leite. Escorra o macarrão e o espinafre e misture com o gorgonzola na frigideira. Fica uma delícia!

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4. Omelete recheada

Outra forma simples de ter vários ingredientes num prato só é fazer uma omelete incrementada. A ideia é a mesma do macarrão. A diferença é que você começa fritando dois ovos batidos, temperados com sal e pimenta, numa frigideira previamente aquecida (para não grudar). Depois, é só colocar os ingredientes que quiser na sua omelete e fechar. Para quem está dieta, pode ser uma ótima opção com poucos carboidratos. Mas você também pode levar fatias de pão e uma salada a parte para complementar seu almoço. Você decide!

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