Quatro sinais de que seu filho pode precisar de óculos

Boa parte do aprendizado de uma criança vem daquilo que ela vê ao seu redor, mas como identificar se ela tem algum problema de visão? Atualmente, cerca de 20% dos alunos em idade escolar apresentam problemas de vista, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).  E a miopia é a doença mais comum entre os pequenos - afinal, é uma geração que não desliga dos aparelhos eletrônicos. Por isso, os pais devem ficar atentos a alguns sintomas que podem indicar que chegou a hora de visitar um oftalmologista. 

1. Reclamar de dor de cabeça ou náusea

Quando a criança chega da escola com dor de cabeça ou se sentindo enjoada é preciso investigar. A queixa pode aparecer até mesmo após ter feito a lição de casa. Estes são os primeiros sinais de quem está fazendo um esforço extra para enxergar.

2. Ficar "grudado" na tela

Seu filho insiste em sentar bem próximo à TV? Este é um sinal claro de que ele talvez sofra de miopia. A mesma dica vale para tablets, smartphones e até livros. Apertar os olhos para ler ou assistindo ao filminho que ele mais gosta também é um comportamento de quem está tentando ajustar o foco do que está vendo. Hora de buscar ajuda de um especialista.

3. Coçar os olhos ou lacrimejar

Outro sinal clássico de uma vista cansada, até mesmo para as crianças, é coçar os olhos ou lacrimejar excessivamente. Na infância, há muitos casos de pequenos que não fecham os olhos totalmente enquanto dormem. Isso gera ressecamento e, para compensar, os olhos passam o dia lacrimejando espontaneamente - atrapalhando a visão. Nestes casos, tenha atenção redobrada: coceira e excesso de lágrimas podem também ser sinal de conjuntivite, que surge associada a outros sintomas como pálpebras inchadas, vermelhidão, secreção e fotofobia (dor ao olhar para a luz).

4. Apresentar dificuldade na leitura

Alguns costumes ou dificuldades aparentemente comuns nesta fase, às vezes, são sinais de que é hora de usar óculos. Por exemplo, crianças já alfabetizadas que se perdem na leitura de uma frase ou não conseguem ler sem pular linhas podem estar apresentando sinais de astigmatismo ou ainda de estrabismo. Usar o dedo para guiar a leitura pode significar que o pequeno está sofrendo de ambliopia – síndrome do olhinho preguiçoso – em que as letras e palavras parecem muito próximas, dificultando a leitura.

Alguns sinais são sutis, mas consultas regulares ao oftalmologista podem tranquilizar os pais ou auxiliar os pequenos na correção da visão desde cedo.

Seu filho precisa de óculos. E agora?

Às vezes, identificar o problema pode ser tarefa fácil perto da batalha de convencer crianças e adolescentes a usarem óculos. Quem tem grau elevado geralmente aceita o novo acessório facilmente, pois passa a enxergar. Porém, quando a correção é pequena, o novo hábito pode precisar de uma ajudinha em casa. Crie rotinas, como a de colocá-los logo ao acordar ou assim que entrar no carro para ir à escola. Mostre fotos de personalidades que usam óculos com muito estilo e, claro, ensine a cuidar do acessório. Cliente Liberty Seguros tem 10% de desconto em armações da Eótica. Confira esta exclusividade do Clube Liberty Momentos e transforme a chegada dos óculos de grau na vida das crianças em um momento especial - e com muito charme.