Carnaval sustentável? Sim, é possível!

Seja para quem passa os dias de folia pulando no bloquinho ou para quem curte a praia nos dias de folga, o Carnaval faz todo mundo sair da rotina e festejar. Mas como toda data que movimenta muita gente, a festa também é campeã em produção de lixo.

Assustador, não é? Mas isso pode mudar. Existem várias escolhas simples para curtir a folia de forma mais consciente. Siga as nossas dicas e sugira essa mudança também para quem vai curtir o Carnaval com você:


Diminua o uso do copo descartável

Cada vez que alguém toma uma bebida nova no Carnaval, recebe um copo de plástico. E, depois de usados, ninguém quer ficar segurando lixo na mão no meio da festa, certo? Errado. É esse tipo de atitude que contribui para ruas cobertas de toneladas de lixo no final do feriado. Além de muitas pessoas não cumprirem a atitude básica de jogar lixo no lixo, temos nesses dias de festa um problema sério de produção de lixo em excesso. E os plásticos são os principais vilões nesse cenário: canudos e copos de plástico podem levar até 200 anos para se decompor na natureza. Já explicamos aqui no blog por que vale a pena dizer não aos canudos, e por que não experimentar dizer não aos copos plásticos também? Felizmente, algumas alternativas a eles têm ganhado fama em bloquinhos e festas de rua, como os copos reutilizáveis. Um exemplo brasileiro é o Meucopo Eco, empresa certificada pelo Sistema B, que classifica negócios sustentáveis. Se você ainda não tem um desses copos em casa, e quer garantir a independência dos plásticos nos seus dias de Carnaval, os copos dobráveis que se popularizaram com a onda das marmitas são também uma ótima opção.


Leve um saco de lixo com você

Mesmo fazendo algumas substituições, é difícil não produzir nenhum lixo quando você passa horas seguidas na rua no meio da multidão. Por isso, além de levar chave, celular e aqueles itens básicos que não dá para sair de casa sem, crie o hábito de carregar também um saco de lixo para separar os resíduos que você e sua turma produzirem ao longo do dia. E, por que não ir além e ajudar a recolher o que os outros deixaram também? Sua atitude pode, inclusive, inspirar os outros a colaborarem também!


Brilhe com glitter biodegradável

A preocupação com a sustentabilidade também passa pela fantasia, e se há um acessório que virou indispensável no Carnaval nos últimos anos é o glitter. Comum nos sambódromos, ele também se popularizou nas festas de rua, e é um item acessível que ajuda a compor qualquer fantasia para quem quer entrar no clima sem gastar muito. Acontece que a purpurina comum - aquela comprada em papelarias - é uma das principais fontes dos microplásticos que vão direto para água dos oceanos. Os microplásticos são todos os resíduos compostos de plástico que estão espalhados pelos oceanos em pequenas partículas. Eles podem vir de pedaços maiores de plástico que se fragmentaram, de outros materiais como microfibras, ou de partículas que são lavadas em direção ao oceano, como produtos com esfoliante que contém polietileno e outros químicos similares e o glitter. Esse tipo de resíduo de plástico é responsável por 85% da poluição de plástico encontrada nos litorais. A eliminação dele é tão difícil, que microplásticos são encontrados até mesmo em alimentos que consumimos.

Um feriado que é campeão em consumo de purpurina é uma ótima oportunidade para começar a contribuir para lutarmos, aos poucos, contra esse problema. A boa notícia é que existe uma alternativa: diversas marcas brasileiras já estão comercializando glitter biodegradável, que não prejudica o meio ambiente. É o caso da Contém Glitter e da Glitter Glitter.


Economize no transporte

Quilômetros de engarrafamento e ruas bloqueadas são cenas comuns no Carnaval brasileiro. Evite esse transtorno e garanta a sua segurança usando meios alternativos de transporte no caminho para festas e para praia nesses dias. Aproveite o movimento e reúna a turma em caronas, aplicativos de transporte ou ônibus e Metrô. Ou entre no clima já no caminho indo a pé. Contribuindo na diminuição de veículos nas ruas, você também ajuda a diminuir a poluição. Lembre-se de investir em um tênis confortável para garantir seu bem-estar e não estragar o clima da festa.

O Clube Liberty Momentos oferece 17% OFF na Centauro.

Ser mais sustentável nas suas atitudes é fácil e não estraga sua festa. Siga as dicas e aproveite!