Como deixar sua vida mais organizada utilizando o método Marie Kondo

"Isso me traz alegria?" Se a resposta for não, desapegue!

Marie Kondo: você provavelmente já ouviu esse nome em algum momento neste início de ano. A especialista em organização pessoal e autora do livro "A Mágica da Arrumação" é um fenômeno no mundo inteiro e foi descoberta recentemente pelos brasileiros após a estreia da série "Ordem na Casa" na Netflix. Em linhas gerais, Marie mostra de maneira bem didática que uma casa organizada contribuiu para um estilo de vida mais feliz. Quer fazer um teste? Separamos algumas dicas para você começar a aplicar o método KonMarie no seu dia a dia.


Tenha claro o porquê você quer fazer isso

Antes de tirar todas as roupas para fora do guarda-roupa, tenha em mente o motivo pelo qual você está fazendo isso. Quando focamos no objetivo principal das nossas ações (ser mais organizado, desapegar do excesso de objetos, etc.) é provável que o comprometimento com a mudança será maior.


Arrume tudo de uma vez só

Reserve um final de semana, se for preciso, especialmente para esse ritual. Quando arrumamos um pouco a cada dia é bem possível que não iremos nos comprometer com o processo e tudo volte a ficar desorganizado em pouco tempo.


O segredo é organizar por categorias

Ao invés de arrumar seus pertences pelo lugar em que estão, prefira focar em categorias específicas - a ordem sugerida por Marie Kondo é: roupas, livros, papelada, itens variados e por fim objetos de apego emocional. Depois dessa categorização, devemos criar pilhas dos objetos que serão organizados primeiro. Esse empilhamento nos permite enxergar a quantidade de itens que acumulamos, o que nos faz repensar se realmente precisamos de tudo aquilo, facilitando o processo de desapego.


Guarde apenas o que te feliz

Roupas que não gostamos, presentes que nunca usamos, cartões de pessoas com quem nem temos mais contato… Porque nos cercamos de tanta coisa que não nos faz bem? Para Marie Kondo devemos manter em nossa vida apenas aquilo que nos traz alegria. Durante o processo de arrumação você não deve se concentrar no que precisa ser descartado para ser organizada ou ganhar mais espaço, o correto é pegar cada item em suas mãos e refletir como você se sente em relação a ele. Seja sincero (a) e se o objeto não te transmitir alegria, descarte.


Agradeça

A gratidão é outro ponto essencial no método KonMarie. No programa, antes mesmo de iniciar a arrumação, Marie reserva um tempo para agradecer a casa onde está por fornecer abrigo para os moradores. Ela ensina também que ao descartar um item que não traz alegria devemos agradecer a ele pelo papel cumprido em nossas vidas e tratá-lo com carinho até mesmo na hora de colocá-lo no lixo ou na sacola de doação.

Por mais que o método desenvolvido por Marie Kondo seja focado na arrumação da casa, seus princípios podem ser facilmente aplicados na organização da nossa vida pessoal, profissional, e até digital. Então já sabe, basta definir quais são as coisas trazem alegria para a sua vida e agradecer àquelas que já cumpriram o seu papel!