Por que a igualdade de gêneros é boa também para os homens?

​De uns tempos para cá, a conscientização sobre a importância da igualdade de gêneros vem crescendo com força. O discurso do empoderamento feminino está cada vez mais presente, seja nas conversas entre amigos, ou na televisão. Essa mudança positiva, que acontece aos poucos, também cria resistências e desconforto entre alguns homens. A ideia de igualdade de gênero, muitas vezes, é descartada de cara, apesar de, na prática, ela trazer vantagens para todos. Na próxima vez em que o assunto surgir no seu ambiente de trabalho, ou na família, aproveite para mostrar o quanto dar mais direitos e oportunidades para as mulheres é bom para todos – inclusive os homens.

​Menos pressão para se encaixar nos padrões

Em uma sociedade desigual, os homens são também constantemente comparados a modelos de sucesso masculino e tendem a se sentirem “inferiores” quando não os atingem. É, por exemplo, a sociedade que valoriza o homem que é mais alto, que tem mais namoradas, que não chora, que tem mais dinheiro, em detrimento de qualquer outra característica. Esses padrões, parte do que tem sido chamado de masculinidade tóxica, pressionam desde a infância, e tornam esses meninos em homens que, por exemplo, não sentem que podem demonstrar emoções.

Salários iguais, menos pressão para ganhar mais

Se homens e mulheres ganham o mesmo, diminui a pressão para que os homens ganhem mais. Isso significa que eles também pode ter uma vida profissional mais saudável, escolhendo trabalhos onde se sintam realizados e respeitados, não apenas aqueles onde ganhem dinheiro.

Uma família mais feliz

Quando os homens compartilham as tarefas domésticas com as mulheres – note que não estamos usando o termo ajudam ou colaboram, e sim compartilham -, seus filhos tem mais convivência com ambos os pais, algo muito importante para a saúde e a felicidade deles. Com menos carga nas tarefas domésticas, as esposas também têm mais qualidade de vida e valorizam mais o casamento.

A igualdade de gêneros gera riqueza

Um estudo McKinsey Global Institute, realizado em 2015, mostrou que a igualdade de gêneros seria um grande gerador de riquezas para o mundo. Segundo a pesquisa, essa mudança aumentaria o PIB mundial em US$ 12 trilhões até 2025. Somente para o Brasil, essa mudança representaria, em dez anos, um crescimento de U$S 850 bilhões, ou de 30%, somando as regiões Nordeste e Sul do país.

Por esses e por muitos outros pequenos fatores que já estão entranhados no nosso dia a dia, a igualdade de gêneros, como o próprio nome já diz, é igualmente boa para todos. E já está mais do que na hora de todos perceberem isso.