Sua família está preparada para ter um pet em casa?

​Adotar um animal de estimação é um ato de amor que requer compromisso, dedicação e, principalmente, planejamento. Por isso, essa não é uma decisão para ser tomada com base na emoção ou no impulso. Não tem certeza se está pronto para essa missão? Separamos alguns pontos que vão ajudar a decidir se esse é o melhor momento para receber um pet no seu lar, confira:

Despesas

Vacinas, alimentação, consultas veterinárias, banho e tosa, brinquedos... se há uma coisa que você precisa ter em mente é que, assim como um filho, um animal de estimação demanda diversos gastos. Uma pesquisa recente da CVA Solutions mostrou, por exemplo, que os brasileiros donos de pets gastam em média R$294,00 com cães e R$200,00 com gatos. Portanto, o primeiro passo antes de adotar um pet é verificar se seu orçamento atual é capaz de absorver essas despesas.

 

Tempo livre

Por mais independente que os animais sejam, eles precisam de atenção, ambientes limpos, carinho e, no caso dos cães, passeios diários. Se você vai deixar um cachorro sozinho em casa durante o horário de trabalho nos dias de semana, ele precisa se acostumar com essa rotina desde cedo e não ser negligenciado quando a família chega em casa.  Outro ponto a se considerar, é que a maioria dos animais domésticos vivem entre 8 e 15 anos e necessitarão de cuidados especiais na velhice. Sua família está pronta para assumir esse compromisso? 

 

Espaço

Aqui é importante levar em conta o espaço que você tem disponível na sua casa para receber o futuro pet. Os animais de estimação necessitam de um ambiente onde possam expressar seus comportamentos naturais e buscar proteção de sol e chuva quando for preciso. Se seu lar não comporta um cão de grande porte, o ideal é optar por um menor, ou, se seu plano é deixar o pet no quintal, é preciso providenciar um abrigo para ele. Além disso, a casa precisa ser segura para o pet sendo necessário instalar telas em janelas e ambientes abertos para evitar fugas e acidentes.

 

Opinião da família

Todos os moradores da sua casa devem estar na mesma página em relação a adoção de um bichinho. Uma das coisas a se considerar, por exemplo, é se há alguém alérgico a saliva ou pelos de animais. O diálogo nesse momento é importante não só para debater a presença de um animal de estimação, como também para definir os papéis e responsabilidades de cada um nos cuidados diários com o pet.

Analisou cada tópico acima e sabe que essa é a hora certa para receber um animalzinho no seu lar? Então agora é só aproveitar os descontos do Clube Liberty Momentos na Petz e Royal Pets e se preparar para dias de muito amor e companheirismo.