Quatro hábitos de sustentabilidade para aplicar no seu trabalho

​​​​​​Ser sustentável vai muito além de reciclar e separar o lixo. Todos os dias fazemos inúmeras tarefas sem pensar no real impacto que elas causam ao meio ambiente. E, na maioria dos casos, mudar exige apenas pequenas mudanças de hábito. Isso vale para dentro de casa – você provavelmente já ouviu a dica de desligar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa os cabelos –, mas também funciona para o ambiente de trabalho. Mudanças simples de atitude no dia a dia da sua empresa podem beneficiar o planeta, e ainda trazer retornos positivos para as suas finanças pessoais ou corporativas.​

​Aproveite a luz do sol

Aproveitar recursos naturais de forma inteligente é uma ótima maneira de aliar o cuidado com o meio ambiente à economia. Se o escritório​​ onde trabalha tem janelas grandes, abra a persiana durante o dia e deixe para acender a luz só quando escurecer para gastar menos energia. Caso sua empresa queira investir ainda mais nisso, há a opção de instalar painéis solares ou um sistema de aproveitamento de água da chuva. Compartilhe essa ideia com os colegas de trabalho.

Aposente a impressora

Pense o seguinte: tudo que você imprime no trabalho precisa mesmo estar num papel? Muitas pessoas têm o hábito de imprimir e-mails e apresentações de slides. Mas hoje em dia, com smartphones e computadores fáceis de carregar, é muito mais prático e sustentável usar as telas para esse tipo de coisa. Quando você realmente precisar usar uma folha de papel, mas não vai precisar entregá-la para ninguém, crie o hábito de reutilizar documentos e impressões que deram errado.

Traga uma caneca de casa

Outra ideia simples é substituir os copos de plástico de cafezinho e água por xícaras e canecas. Você gasta menos e reduz o descarte de um material que, se não for adequadamente reciclado, pode levar décadas para se decompor na natureza. Traga uma caneca de casa e incentive seus colegas a fazerem o mesmo.

Colaborando 

Não é só no escritório que é possível ser sustentável e economizar. E, com certeza, você não é a única pessoa em busca de economia. Sabe aqueles colegas que moram do lado da sua casa? Que tal propor a eles um rodízio de caronas? Vocês gastam menos com gasolina e contribuem com um número menor de emissão de gases poluentes. 


Está vendo só? Ser sustentável é fácil, seja em casa ou no trabalho, e tem muito valor. Pratique esses hábitos, e ajude seus colegas a perceberem a importância deles. Essas atitudes beneficiam a natureza, e ainda podem ser uma ótima forma de economizar para aquelas férias que tanto planeja.​​​​