Cinco coisas que você pode fazer para salvar o planeta

​O mês em que se comemora o Dia da Natureza (4 de outubro) é uma ótima oportunidade pra gente se perguntar: O que podemos fazer para sermos consumidores mais conscientes e diminuir o impacto das nossas escolhas sobre o meio-ambiente? Veja essas cinco dicas.

1. Separe o lixo reciclável do lixo orgânico

Vidros, latas, garrafas plásticas e embalagens longa vida: tudo isso pode ser separado do lixo orgânico para reciclagem. Mesmo quando não há locais para recolher individualmente cada tipo de lixo o fato de separar esses resíduos em sacolas diferentes ajuda catadores e usinas de reciclagem a reciclar o que for possível. Colabore!

2. Opte por um transporte consciente

Ter um carro e deslocar-se sozinho com ele pela cidade é a escolha que tem o pior impacto na natureza. Em São Paulo, os carros levam apenas 30% dos passageiros, mas são responsáveis por 73% das emissões de gases de efeito estufa, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Alternativas muito melhores são utilizar o transporte público ou adotar a bicicleta para trajetos mais curtos. Outra alternativa, para quem não consegue abrir mão de usar o carro, é o car sharing, um sistema de compartilhamento de veículos que não só diminui o número de veículos no trânsito como também utiliza opções sustentáveis de combustível como a eletricidade.

3. Repense o uso dos  plásticos

Já parou para pensar em todas as embalagens de plástico que você já jogou fora na sua vida? Você não gasta mais do que poucos minutos para usar um canudo plástico, ou abrir uma caixa de comida, mas o resíduo que eles geram pode levar até 400 anos para desaparecer na natureza. Não bastasse isso, muitas vezes ele vai parar no mar – os oceanos recebem cerca de 25 milhões de toneladas de lixo por ano. É por isso que cada vez mais pessoas estão banindo o uso de canudos plásticos do seu dia a dia e substituindo embalagens. Que tal fazer o mesmo?

4. Não jogue óleo na pia

Talvez você não saiba, mas só na cidade de São Paulo, o óleo usado derramado nas pias é responsável por 40% do entupimento da rede de esgoto. Além disso, o óleo contamina o solo e lençóis freáticos, causando ainda mais danos à natureza. Por isso o certo é separar o óleo usado em um vidro e entregar para uma ONG ou outro projeto especializado na reciclagem de óleo. Quer outra alternativa? Utilize o óleo para fazer sabão.

5. Repense o seu consumo

Comprar roupas demais ou alimentos em grande quantidade geram não só prejuízo como um impacto negativo na natureza. Isso porque diversos recursos foram usados para realizar e levar até você esses produtos que você acaba por não utilizar. Que tal se perguntar se precisa realmente das coisas e das quantidades que está levando toda vez que estiver comprando alguma coisa? Cada item a menos é um ponto a mais na preservação do meio ambiente. Confira mais dicas de hábitos de consumo sustentável aqui no Tem Valor.