Cinco maneiras de falar de sustentabilidade com as crianças

Falar de sustentabilidade é mostrar às crianças que as nossas ações e escolhas têm impacto no meio em que vivemos. Um assunto sério que pode se tornar mais divertido e interessante com dicas bem simples:

1. Adote uma planta

Dê às crianças a responsabilidade de cuidar de uma planta. Aproveite os momentos de observação, poda e rega para falar das funções da árvore na natureza. É um bom meio de começar a criar a relação com o meio ambiente.


2. Transforme o tempo do banho em uma corrida


Quem toma banho mais rápido? A competição pode gerar uma boa economia de água e energia. Lembre que a ideia é economizar água sem descuidar da higiene pessoal. O que conta é o tempo de chuveiro aberto, não o tempo ensaboando ou usando o shampoo. 

3. Bilhete perto da torneira do banheiro


Torneiras devem ficar fechadas na hora de escovar os dentes ou fazer a barba. Faça com as crianças bilhetes para colocar em todas as torneiras, lembrando que é preciso economizar.

4. Carregadores sempre fora da parede


Carregadores de celular e jogos gastam energia mesmo quando não estão carregando os aparelhos. Ensine isso aos filhos e transforme a “patrulha” dos carregadores sem uso fora da parede em um jogo. Quem esquecer, leva uma multa escrita a mão pelos integrantes.

5. Crianças no comando da reciclagem


Converse com as crianças sobre a importância de separar o lixo para reciclagem. Dê a elas a responsabilidade de separar o lixo nas lixeiras adequadas. Não só vira um jogo divertido, como você também acaba criando um hábito sustentável para toda a vida.