Trocar o salgadinho pela pipoca
Entre o salgadinho de pacote e a pipoca, ela ganha disparado. Feita com o próprio milho, sem processamento, a pipoca é rica em zinco, fibras e vitaminas. Melhor ainda se estourada na panela com azeite para evitar a gordura hidrogenada das pipocas de micro-ondas. Uma opção ainda mais saudável é fazer uso da pipoqueira elétrica, pois não é necessário utilizar óleo, manteiga ou margarina.
Preferir o sanduíche integral
Se for comer sanduíche, escolha aquele que tiver pão integral e mais salada. O sabor é quase o mesmo mas você acaba comendo mais saudável, fica mais satisfeito e demora mais para sentir fome novamente.
Trocar o refrigerante pela água com gás e limão
Há quem diga que pouca coisa refresca mais que um refrigerante. Mas um copo de água com gás e limão espremido também pode ser delicioso, com umas pedrinhas de gelo fica melhor ainda - e tem zero açúcar. Além disso, a fruta é conhecida por ativar o sistema imunológico, queimar os excessos de gordura e desintoxicar o organismo. E a combinação fica muito parecida com a soda!
Trocar parte do sal por temperos
Não dá para viver sem sal. Ele é importante para contração muscular e a manutenção da hidratação, entre outros benefícios. Mas, em excesso, acaba retendo água e aumentando a pressão. Uma boa dica é diminuir a quantidade que coloca na comida substituindo parte dele por temperos naturais como cebola, alho, pimenta, cominho, entre outros. Que tal ter um potinho de temperos prontos ao lado do saleiro?
Aveia no lugar de farinhas refinadas
Na hora de fazer pães, troque a farinha integral pela a de aveia. Não só ela é rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, como também aumenta a sensação de saciedade. Isso quer dizer menos fome e menos chance de comer bobagens. Outra boa ideia é adicionar aveia ao lanche com fruta - isso ajuda a controlar o açúcar e manter a fome longe por mais tempo.
Chocolate? Melhor o amargo do que o ao leite
Quem ama chocolate dificilmente vai querer substituí-lo por outra guloseima. Por isso a dica é substituir o chocolate ao leite pelo chocolate amargo. A vantagem é que a versão com mais de 70% de cacau tem menos açúcar e ainda faz bem, já que diminui o apetite, aumenta o metabolismo e ainda protege o coração, reduzindo as taxas de colesterol ruim (LDL) e aumentando a do colesterol bom (HDL).