Explorando a cidade: programas em família que vão além do shopping

​​​​​É sábado, o sol e o calorzinho da primavera-verão já deram as caras, e você não quer passar mais uma tarde com crianças grudadas na frente da televisão e do tablet? Um esforço extra para motivar a família a sair de casa e fazer um programa juntos é valioso!

​Mas se você tem crianças que estão prestes a entrar em férias escolares sabe que saídas para o shopping e tardes no cinema começam a ficar repetitivas depois de dois meses de tempo livre – especialmente se não terá muito tempo de férias no trabalho para acompanhar os pequenos e não sobrou orçamento para fazer aquela viagem em família.

Se esse é o seu caso, não se estresse: não precisa ir muito longe para preparar programas em família especiais que crianças e adultos guardarão para semp​​​re. Separamos aqui três dicas de passeios diferentes curtir no fim de semana ou nas férias sem sair de perto de casa:

Cultura também é diversão

Qual foi a última vez que você levou seu filho em um museu? Explore as opções que a sua cidade oferece e leve as crianças para exposições que estejam em cartaz, ou para explorarem um ponto turístico que ainda não conhecem. Se a sua turma lhe parece agitada demais para os corredores silenciosos de exposições de arte, lembre-se que museu não é só quadro: procure os museus de ciências que ficam na sua região. Esqueletos, insetos e experimentos podem ter neles o mesmo efeito que um quadro impressionista tem em um apreciador de arte.

Aguçando paladares

Não é só aquele mesmo hambúrguer com batata frita que pode agradar seu filho na hora de comer fora. Que tal inventar uma viagem a terras exóticas experimentando um cardápio bem diferente do arroz e feijão dos dias de semana? Pesquise restaurantes de cozinha internacional da sua cidade e leve a família para provar um tempero completamente novo. Vale qualquer coisa: comida vietnamita, havaiana, ou até japonesa, se seus filhos ainda não tiveram a experiência de comer com “palitinhos”.

Curtindo a natureza

E o que fazer para motivar as crianças a pegarem um pouco de vitamina D e curtirem a natureza que vemos tão pouco hoje em dia? Em vez de mais uma tarde no playground do condomínio ou na piscina, que tal cruzar a cidade para passar umas horas naquele parque que vocês nunca vão? Faça disso uma pequena viagem: levem brinquedos e monte uma cestinha de piquenique para apreciar sentados na grama e relaxando em família.


​Às vezes, tudo o que as crianças precisam para saírem do sofá e vencerem o tédio de um fim de semana longo ou de férias na cidade é um empurrãozinho e um pouco de criatividade. Experimente essas ideias para explorar a cidade com sua família, e criem juntos novos programas como esses: às vezes o planejamento pode ser até mais divertido que o passeio. 
​ ​