Falta muito para chegar? Cinco brincadeiras para entreter as crianças em viagens

​Viajar é sempre bom, certo? Mas quem tem filhos sabe que é difícil manter o bom humor dos pequenos por horas dentro de um veículo.

Todo mundo já ouviu aquela famosa pergunta: "falta muito?". Com um pouquinho de paciência e criatividade é possível tornar esses momentos alegres e descontraídos. Um filme ou jogo no tablet pode ser uma boa solução, mas há outras maneiras de entreter os pequenos e envolver todo mundo na brincadeira. Confira essas dicas:

1. Karaokê móvel

Quem canta seus males espanta! Prepare uma playlist com as músicas preferidas dos seus filhos – e inclua algumas das suas – para transformar a viagem em um animado karaokê. Você ainda pode deixar a atividade mais emocionante se fizer um concurso, com pontuação para quem cantar melhor.

2. Histórias da estrada

Crianças têm imaginação fértil. Aproveite essa criatividade para contar histórias com o que virem pelo caminho. Um dos pais pode começar com uma frase, por exemplo "Há muitos anos, um vendedor passava por essa estrada para pegar suas mercadorias...", e cada pessoa da família contribui com uma parte da história.

3. Adivinhe o desenho

Em um quadro, ou caderno, cada membro da família tem a chance de fazer um desenho para que os outros adivinhem. Se preferir, pode pensar em categorias (objetos, animais, roupas, etc.) e fazer um sorteio para definir o tema para cada participante.

4. Jogo das perguntas

Se não tiver um quadro ou caderno no carro, a família pode brincar da seguinte maneira: uma pessoa pensa em um objeto, ação ou local. Em até 20 perguntas – que só podem ser respondidas com 'sim' ou 'não' – os outros membros devem adivinhar o que a pessoa pensou e quem acertar primeiro ganha pontos.

5. Stop sem papel

Você provavelmente conhece essa brincadeira. Mas quando estiver no carro e não tiver papel, ela funciona assim: uma pessoa escolhe um tema (animal, objeto, cidade, etc.) e uma letra. Por exemplo, cidade com a letra B. Em sentido horário, cada membro da família dá a sua resposta e perde quem não conseguir lembrar de mais cidades – sem repetir, claro.

Esses são apenas alguns exemplos de brincadeiras. Incentive sua família a pensar em outras atividades e jogos para que o tédio fique longe. Viagens sempre podem ser mais divertidas, mesmo que envolvam horas na estrada.