Quatro truques para organizar de vez seus e-mails

Imagine se, todos os dias, ao chegar em casa ou no escritório, você se deparasse com dezenas de cartas passadas por debaixo da porta. Na primeira vez, ainda tem tempo e disposição para olhar tudo e separar o que é importante. Mas, com o tempo, começa simplesmente a pular a pilha de mensagens, prestando atenção somente ao que está mais perto da porta.

É mais ou menos assim que a maioria das pessoas agem com a caixa de e-mail. Salta a pilha de mensagens irrelevantes todos os dias, que acabam se misturando com aquelas que você realmente precisaria ver ou guardar.  Mas existem truques que podem lhe ajudar a "arrumar a casa" para nunca mais perder uma mensagem importante.

Crie filtros e marcadores para organizar as mensagens

Utilize a ferramenta “filtros” do seu e-mail para criar regras com palavras recorrentes nas mensagens da sua caixa postal. Assim, todos os e-mails com as palavras-chaves cadastradas, irão automaticamente para a pasta que quiser. Tudo organizado, sem esforço!

Deixe de receber as newsletters

Mais de 80% das mensagens que você recebe hoje em dia são e-mail marketing e ninguém tem tempo pra ler ou conferir tudo. Tire um momento para clicar em “deixar de receber” e cancelar assinaturas que não lhe interessam mais.

Prefira usar outros meios para “conversar”

O hábito de “conversar” ou fazer perguntas rápidas por e-mail pode estar enchendo a sua caixa-postal de mensagens desnecessariamente. Para mensagens rápidas, prefira serviços de mensagens instantâneas como o WhatsApp ou o Messenger.

Previna os erros 

Você sabia que serviços como o Gmail possuem a função “cancelamento de envio”, que permite apagar uma mensagem enviada acidentalmente antes que ela saia da sua caixa-postal? É possível determinar o tempo para cancelamento: de 5 a 30 segundos depois de enviada.


Siga essas regras e tenha o prazer de entrar em uma caixa-postal sempre organizada que trabalha a seu favor, não contra.