Será que a malhação e o regime surtiram efeito? Chegou a hora do check-up

​​O ano está começando, e bate aquela vontade de organizar a casa e planejar os próximos compromissos profissionais. Mas, às vezes, um detalhe importante fica esquecido: cuidar da saúde.

​A gente sabe que o ideal é fazer um check-up e exames de rotina regularmente, a partir dos 35 anos – o indicado para adultos é, pelo menos, uma vez por ano – mas nem sempre obedecemos a regra. Essa época do ano é apropriada para dar uma atenção à sua saúde e começar o ano com pé direito. O resultado do regime e dos exercícios para manter os níveis de colesterol saudáveis em 2017, por exemplo, podem ser medidos agora.

Em uma consulta com o seu médico, ele vai solicitar os exames necessários para saber se está tudo certo, ou se algo precisa de uma atenção especial. No entanto, alguns exames de rotina são padrão e é sempre bom mantê-los em dia. Os mais comuns e que, provavelmente, serão solicitados são:

  • Exames de sangue, como o hemograma completo;
  • Análises de urina e fezes;
  • Eletrocardiograma, para o coração;
  • Exame oftalmológico, para avaliar a visão;


Com esses exames, o médico pode avaliar o funcionamento de alguns órgãos, como rins, fígado e coração. É provável que peça análises distintas para homens e mulheres, como, por exemplo, exame preventivo do câncer de mama para elas. Já os homens podem precisar fazer uma ultrassonografia e o PSA (que é um exame de sangue) para avaliar a próstata.

Há casos específicos que exigem outros exames, e seu médico vai avaliar se será necessário fazer alguma outra avaliação mais aprofundada. Fumantes, pessoas acima do peso, sedentárias, ou com algum antecedente familiar de doença precisam de maiores cuidados e de uma rotina de check-up mais intensa.

Além de todos os exames e visitas médicas, adotar hábitos saudáveis é fundamental para uma vida melhor. As assistências Personal Fitness e Nutricionista, do Liberty Vida Perfil​, oferecem orientações e informações valiosas de especialistas sobre alimentação correta e a prática de exercícios físicos - aproveitar esse benefício pode ser um ótimo incentivo para começar um 2018 mais saudável. Para ter um ano novo realmente feliz, os cuidados com saúde não podem ficar de lado. Reserve um tempinho e faça o seu check-up.