Sete dicas infalíveis para economizar no supermercado

​Se evitar comer fora de casa já é um ganho e tanto, ser consciente também nas compras de supermercado pode fazer muita diferença no orçamento. Veja essas dicas fáceis de seguir e economize.

1. Faça uma lista de compras

Não saia de casa sem antes ter organizado uma lista com o que você realmente está precisando. Em meio a um monte de ofertas que talvez você não precise, é muito mais difícil tomar essas decisões. Faça sua lista por seção de supermercado e se atenha a ela.

2. Não vá às compras com fome

Essa é uma dica clássica que nem sempre respeitamos. Uma pessoa com fome tende a comprar itens alimentícios que não tinha planejado. Mesmo o cheiro do pão e do cafezinho que você sente no supermercado estão ali para estimular a sua fome. Se você está bem alimentado, pode se proteger dessas influências.

3. Conheça e pesquise os preços

Conheça os preços dos produtos que você costuma comprar e pesquise os itens mais frequentes em vários estabelecimentos. Avalie as promoções e veja quanto são “verdadeiras”. Assim você evita cair em armadilhas como preços que são aumentados para entrarem “em oferta” logo depois.

4. Compre no atacado ou no atacarejo

Produtos não perecíveis ou que você pode manter congelados no freezer podem ser, perfeitamente, comprados no atacado. Mais uma vez vale a regra de conhecer e pesquisar os preços. Nem sempre o atacado ou o “atacarejo” tem a melhor oferta para aquele produto.

5. Compre na segunda quinzena do mês

As pessoas costumam ir às compras no início do mês, quando o salário acabou de sair. Os supermercados sabem disso e capricham nos estímulos para que os consumidores comprem mais. Prefira ir às compras na segunda quinzena porque os supermercados concentrarão as suas ofertas nesses dias.

6. Crianças? Só se for para educar

As crianças sabem que a ida no supermercado é uma oportunidade de pegar ou pedir coisas que elas adoram como doces e salgadinhos, que ficam justamente na altura delas. Se forem mais velhas, e vocês já estiverem discutindo sobre a necessidade de economizar, torne-as suas cúmplices nisso. Dê a elas a lista de compras para que controlem o que está sendo comprado ou o que falta.

7. Olho no caixa

Confira se os preços são mesmo os que estavam marcados nas gôndolas. Muitas vezes os preços das promoções não aparecem quando o produto é passado no caixa. Ou existiam plaquinhas com valores fora de lugar que fizeram com que você se confundisse sobre o preço de um produto. Fique atento.


Siga essas dicas para fugir das armadilhas do supermercado e pode se tranquilizar com a saúde do seu bolso.