Cuidados para aproveitar o verão com seu pet

​O verão está no auge e o calor é maravilhoso para curtir praias, piscinas e aproveitar os dias mais longos. Para isso, é necessário tomar precauções com alimentação, hidratação e vestimenta para não sofrermos com as altas temperaturas, e com os nossos amigos de estimação, não é diferente. Confira aqui no Tem Valor alguns cuidados que você deve ter com seu pet para que ele também se divirta neste verão!

​Alimentação refrescante

Nada melhor que um sorvete para aplacar o calorão. Mas você sabia que os animais também podem saborear um delicioso "picolé"? Você pode oferecer frutas congeladas, blocos de gelo puro ou até mesmo servir a ração úmida congelada em cubinhos para que eles se alimentem e se refresquem ao mesmo tempo. Estes quitutes não têm contraindicação, apenas tome cuidado para que o gelo não grude na língua ou no céu da boca do seu pet.

Cuidados com as patinhas

As calçadas e ruas mais quentes incomodam e podem causar ferimentos nas almofadinhas dos cães. Aposte em sapatos, cremes hidratantes e ceras de proteção. Procure passear com seu amigo no início do dia ou à noite, passando por áreas com jardins e com fontes de água para que ele não se machuque.

Cliente Liberty Seguros tem 10% de desconto no Royal Pets para comprar itens para proteger as almofadinhas do seu cão.

Tosar ou não tosar?

O verão sempre traz essa dúvida, e a resposta depende da raça do cachorro e da orientação do seu veterinário de confiança. No caso de algumas raças, como lhasa apso ou shih tzu, a tosa é mais uma questão de higiene - para evitar que os animais carreguem sujeiras da rua para dentro de casa -, ou para evitar que o pelo caia em excesso, no caso de cães de pelo curto. A pelagem do animal é um regulador de temperatura natural, e por isso, deve protegê-lo do calor extremo também.  De qualquer forma, a recomendação é que a tosa seja realizada antes que o calor esteja muito forte porque o processo altera a temperatura corporal dos cães e gatos de forma brusca e eles podem não se adaptar bem à mudança.

Animais na praia

Cada cidade litorânea brasileira possui uma legislação específica sobre a permissão de cachorros na praia. Portanto, cheque a lei para evitar multas e dor de cabeça. Nas praias onde os cães são bem-vindos, tome cuidado para ele não ingerir água do mar e também com a areia que pode entrar no ouvido. Identifique seu pet com coleira, utilize protetor solar próprio para ele, mantenha ele hidratado, limpe a sujeira e, no fim do dia, dê um belo banho para tirar a areia e o sal do corpo, evitando irritações na pele.

Aproveite o benefício do Clube Liberty Momentos e compre com 7% off em todo o site do Petz.