Por que a convivência com os avós é importante para as crianças (e vice-versa)?

​No passado, as várias gerações de uma família costumavam dividir a mesma casa. Avós, pais e netos viviam todos juntos e todos os momentos eram compartilhados. Hoje, principalmente nas grandes cidades, muita coisa mudou. É comum que os avós vivam longe ou que tenham uma vida própria, independente das dos filhos. Mas não é por isso que essa relação deixa de ser menos importante. Veja porque a relação entre avós e netos tem tanto valor para a família.

Avós são guardiões de histórias

De onde veio a família, quais experiências passaram, como era a vida em outros tempos, como eram os pais quando criança: avós são guardiões especiais sobre a história da família. Para os netos, são relatos que surpreendem e encantam, costurando as crianças na grande narrativa familiar. Para os avós, são ocasiões de reviver memórias de outros tempos e de se conectar com os membros mais jovens.

Avós podem ser bons conselheiros

Nas antigas tribos, os anciões eram sempre consultados sobre as questões mais sérias. Isso porque, com mais experiência de vida acumulada, conseguem ver as situações em outra perspectiva. Os avós têm esse olhar privilegiado que pode ser o fiel da balança nas questões envolvendo pais e filhos. Uma fonte de conselho inestimável para pais e netos.

Avós são estabilidade

Os casamentos nem sempre duram como no passado. Os empregos também não são tão mais estáveis. Ao mesmo tempo em que as pessoas querem continuar estudando e buscando novas possibilidades para a vida. Nesse contexto, os avós dão o suporte em várias mudanças importantes. Tanto na hora de dar uma força nos cuidados com as crianças, quanto na hora de financiar um curso ou a abertura de uma empresa, os avós são aquela ajuda que faz toda a diferença.

Netos conectam os avós com o presente

À medida em que crescem, os netos se tornam um dos melhores canais de atualização dos avós sobre os dias de hoje. Desde a ajuda com o computador e os eletrônicos até as conversas sobre os novos comportamentos: os netos trazem o mundo sem filtros até os avós. Uma troca que pode ser enriquecedora para os dois lados, trazendo ainda mais significado para essa relação.

Cultive esta relação de grande valor para todos!