Sem princesas ou dragões: cinco livros diferentes para ler para as crianças

​Ler com as crianças é uma atividade que gera conexão e bons momentos com os pequenos. Que tal aproveitar a hora da leitura para incluir livros com temas diferentes, feitos para pensar e ampliar a visão de mundo? Cada um desses títulos é uma pequena porta para um universo cheio de pessoas poderosas e donas do seu destino. Embarque junto nessas aventuras modernas!

1. A Parte que Falta

Shel Silverstein
Editora Companhia das Letrinhas

Quando um livro tem uma mensagem poderosa, pode tocar pessoas de qualquer idade. Foi o que aconteceu quando a blogueira Julia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer, resolveu ler “A Parte que Falta” no seu canal. Esse clássico do poeta americano Shel Shilvestein ficou na lista dos mais vendidos por semanas, falando de um assunto comum a todos nós: a falta que sentimos dentro de nós e o que fazemos para preenchê-la.

Screen_Shot_2018-08-21_at_7.19.56_PM.png

2. Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 Fábulas sobre Mulheres Extraordinárias

Elena Favili e Francesca Cavallo
Editora V & R

Saem princesas frágeis e indefesas e entram histórias reais, de mulheres valentes que fizeram (ou estão fazendo) a diferença no mundo. De Frida Kahlo a Serena Williams, são 100 histórias que começam como nos contos de fada com o clássico “Era uma vez”, mas que terminam mostrando a garotas de todas as idades que elas podem ser o que quiserem. Basta seguir o exemplo dessas princesas rebeldes.

Screen_Shot_2018-08-21_at_7.20.44_PM.png

3. A Vida Não me Assusta

Maya Angelou com ilustrações de Jean-Michel Basquiat
Editora Darkside Books

Publicado originalmente há 25 anos, mas inédito no Brasil, “A Vida Não me Assusta” fala de crianças que enfrentam fantasmas e também meninos brigões na escola, sem esmorecer. Tanto a autora, a ativista e poeta Maya Angelou quanto o ilustrador Jean-Michel Basquiat tiveram histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas nunca se deixaram intimidar. E traduzem isso num verdadeiro livro de arte, cheio de inspiração, para ensinar coragem para os pequenos.

Screen_Shot_2018-08-21_at_7.21.14_PM.png

4. Ernesto

Texto de Blandina Franco e ilustrações de José Carlos Lollo
Editora Companhia das Letrinha

Ernesto é um tipo esquisitão. Dizem que ele é feio, burro, diferente, calado. Ele nunca responde. O livro acabaria aí se os autores não dessem às crianças o direito de resposta. Mais do que isso, o “fim” do livro está bem no meio e são os pequenos leitores que decidem como essas – e outras histórias da vida real – podem ter um fim bem diferente. Uma deliciosa e provocativa brincadeira para fazer pensar – e agir contra injustiças.

Screen_Shot_2018-08-21_at_7.21.41_PM.png

5. A casa dos pequenos cientistas: Experiências interessantes para você mesmo fazer

Joachim Hecker
Editora WMF Martins Fontes

Nessa casa diferente todos são cientistas. O que é ótimo porque ela se desloca pelo mundo, parando onde existe uma indagação científica a fazer. Em cada lugar, um desafio, uma pergunta aos leitores e uma resposta baseada na ciência. Um livro para estimular a curiosidade científica e mostrar que as melhores ideias vêm de perguntas que fazemos sobre o nosso dia a dia.

Screen_Shot_2018-08-21_at_7.22.19_PM.png