Volta às aulas: como fazer as crianças voltarem à rotina

Os dias de brincar até mais tarde e não ter hora pra acordar estão acabando. Não é por isso que você precisa começar a sofrer por antecipação, pensando no xororô que vai ser voltar à rotina. Começar a falar sobre como vai ser o reencontro com amigos e professores é um bom jeito de tornar a ideia da volta mais positiva. Mas existem mais algumas coisas que você pode fazer para tornar um pouco mais suave essa volta à rotina.​

Prepare-se com antecedência

Há quem prefira esquecer completamente a necessidade da volta e deixar para pegar no tranco só na hora. Mas começar um planejamento antecipado, com horários, cardápio e escalas (por exemplo, quem vai levar na escola, e em quais dias) ajuda a fazer com que tudo funcione com mais suavidade quando as aulas voltarem. Deixe tudo combinado com todo mundo e faça um lembrete poucos dias antes das aulas começarem.

Antecipe o toque de recolher

O organismo leva um tempo para se adaptar a uma rotina. Por isso o ideal é que você comece a reintroduzir o horário de dormir e acordar com 10 dias de antecedência. Lembre às crianças de que vai ser mais fácil acordar se elas se acostumarem mais cedo com o horário. Não precisa ser nada radical. Só não estar muito longe do que vai passar a valer quando for hora de voltar à rotina.

Despertar animado

Que tal programar atividades divertidas bem cedo pela manhã? Vale um passeio, uma atividade esportiva e até a missão de preparem juntos o café da manhã. O compromisso divertido pela manhã é sempre um motivo a mais para acordar bem disposto e uma forma mais animada de ir se acostumando a levantar cedo da cama.

Brincar de estudar

É bom, no finalzinho das férias, já ir criando o clima da volta às aulas em casa. Como? Praticando alguma atividade pedagógica com as crianças. Para os menores, desenhar ou colorir já é uma ótima pedida. Para os maiorzinhos, uma ideia é a de criarem uma história juntas. Você pode, por exemplo, inventar um início de história e pedir a eles que completem o que você propôs.

O xororô pode surgir, mas a verdade é que toda a criança gosta de ir para a escola por algum motivo. Você só precisa lembrar a turma do que estudar tem de melhor, e voltar a dormir cedo vai valer a pena.