Como se alimentar bem mesmo na correria

​​​​​​​​Menos glúten, mais proteína, menos carboidrato. Esqueça tudo o que você já leu sobre dietas saudáveis. Quem trabalha fora enfrenta todos os dias um desafio muito maior: o tempo.

​É sempre a mesma coisa, você come com pressa a salada que mandou vir no escritório, vai para a reunião, e quando vê são 19h da noite e ainda não comeu nada desde o almoço. Mesmo com tantos compromissos e obrigações durante o dia, é possível se alimentar corretamente e de maneira saudável. Para ajudar, reunimos algumas dicas que vão transformar a sua rotina e a sua saúde:

Saia da mesa!

Comer na mesa do trabalho enquanto você lê seus e-mails, além de ser anti-higiênico, é muito deprimente. Foi por isso que, quando descobriu que mais de 60% dos trabalhadores americanos almoçavam desse jeito todos os dias, a escritora norte-americana Kyra Fisher resolveu criar o Tumblr Sad Desk Lunch. Entre lá e você nunca mais vai ter coragem de almoçar sobre o teclado.

Faça um intervalo de almoço de verdade

Sua agenda está cheia de compromissos? Está na hora de colocar mais um nela. O almoço é uma oportunidade para recarregar as energias. Por isso, guarde ao menos uma hora no meio do seu dia para essa refeição. Se você almoça com outras pessoas, o ideal é conversar sobre assuntos que não tenham a ver com trabalho.

Coloque alarmes no seu celular para suas refeições

Com essa estratégia simples, não tem mais desculpa para deixar de lanchar ou de beber água. Se você pular uma refeição, na próxima vai estar com fome e comer mais do que o necessário. Além disso, o jejum pode levar à hipoglicemia, deixando seu metabolismo mais lento. Assim, ficará mais cansado e sem energia para resolver tudo o que precisa em um dia de trabalho.

Não abra mão do café da manhã

Nada de tomar só um copo de café ou de deixar para comer só no meio da manhã – se a sua rotina anda corrida, garantir uma boa refeição logo no começo do dia pode fazer toda a diferença. Diversos estudos​ comprovam que pessoas que costumam tomar café da manhã logo que acordam são mais produtivas durante o dia e têm menos problemas de saúde. Sem falar que pular o café da manhã aumenta os riscos de obesidade e diabetes e afeta muito o humor.

Não deixe o buffet mandar em você

Se você costuma almoçar nesse tipo de restaurante, sabe que é fácil se distrair com pratos mais atraentes e deixar de comer o que é realmente importante. Por isso, tenha foco! A nutricionista Júlia Dubin Melnick dá a mesma dica para todos que a procuram sobre esse assunto: “Antes de entrar na fila, veja todas as opções do buffet e defina com o que você vai se servir”.


Com um pouquinho de esforço, é possível ser mais saudável mesmo nos dias mais corridos. Repense suas atitudes, e se inspire nas nossas dicas para que seus dias de trabalho sejam mais saudáveis e melhores.

​​