Sete atitudes para viver mais leve e feliz

​É sempre mesma coisa: a cada fim de ano fazemos planos para a vida profissional, a pessoal e também promessas de que o ano que está chegando será dedicado a cuidar melhor de nós mesmos. Mas chega janeiro e o retorno à rotina e a velhos hábitos dão uma pista que essas resoluções podem ficar só na intenção. Listamos sete dicas para ajudar você a fugir das armadilhas da correria diária e ficar mais perto dos seus objetivos:

1. Organize-se

Crie um calendário e escreva seus principais deveres, horários e compromissos. Isso inclui assuntos pessoais, como fazer compras, pegar o filho na escola ou comprar um livro. Seja realista e evite frustrações: se tiver atividades demais, marque as que não são prioridade e que podem ser realizadas no dia seguinte, caso precise. Antes de dormir, revise as atividades e separe a roupa do dia seguinte. Uma organização simples que já vai deixar seu dia mais leve.

2. Desacelere

Embarque na onda do slow living – tendência que pegou carona no slow food, o oposto do fast food, que recomenda comer devagar, saboreando comida de qualidade. É um estilo de se viver com mais calma, respeitando seu ritmo. Ao planejar uma agenda, como propomos, tenha em mente que precisa de tempo para se locomover, se alimentar ou simplesmente relaxar alguns instantes. Dedique-se 100% a cada atividade: ficar de olho no relógio e pensar na tarefa seguinte só lhe trará ansiedade. A produtividade, acredite, passa por uma agenda bem estruturada. Evitar correr de um lado para o outro da cidade, por exemplo,  vai trazer mais qualidade para seu dia.

3. Cuide do seu sono

É fundamental que nosso corpo entenda qual é a hora de descansar. Mantenha seu quarto limpo, arejado e escuro e crie situações que promovam o relaxamento. Esqueça os aparelhos eletrônicos uma hora antes de ir dormir.

4. Fuja das armadilhas da gula

Começar o dia focado na dieta é hábito de boa parte das pessoas. Mas, conforme o dia passa, nem sempre sobra tempo para um pequeno lanche ou até mesmo para o almoço. É nessa hora que não há quem resista a um lanche rápido ou aquele salgadinho delicioso repleto de calorias. Para manter uma dieta equilibrada, evite pular as refeições ou ficar longas horas sem comer, e tenha sempre uma barrinha nutritiva, frutas secas ou sementes (nozes, pecan, etc.) na bolsa. Uma opção mais saudável à tiracolo é o segredo para resistir aos vilões de uma dieta saudável.

5. Exercícios: um passo de cada vez

Quem nunca se matriculou por um ano na academia e usou apenas alguns meses, que atire a primeira pedra! O segredo para quem quer iniciar uma rotina esportiva é ter pequenas metas. Não adianta acreditar que, de um dia para a noite, irá se tornar um atleta. Comece se comprometendo a caminhar um dia por semana durante um mês, por exemplo. E vá aumentando o desafio de acordo com sua evolução. Cada etapa conquistada trará motivação para ir mais longe. E lembre-se: trocar o elevador por escada ou ir a pé na padaria do bairro são exercícios simples que fazem diferença a longo prazo.

6. Coloque a saúde no calendário

Nada na vida pesa mais do que uma doença, não é mesmo? E, às vezes, tristeza ou cansaço podem estar muito mais relacionados ao desequilíbrio do organismo do que a algum fato da vida. Estar atento à saúde é também fundamental para que você viva mais leve, e isso inclui um check up médico em dia. Deixe anotado em sua agenda anual o período de retorno ao médico, dentistas ou exames. A prevenção é um ótimo antídoto para garantir mais dias felizes e saudáveis.

7. Tenha pensamentos positivos

A maneira de encarar a vida também pode deixá-la mais feliz. A gente sabe que nem tudo é perfeito e que há momentos mais difíceis, mas foque no que é positivo. Agradeça sempre. Vibre com pequenas conquistas. Cobre-se menos. Ria de si mesmo. Sorria para o mundo. Acredite, seus dias ganharão um gostinho especial.


Boas vibrações começam por você! Dê o primeiro passo.